ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Artigos

Chegou a hora de eleger!

Por Dante Farias (*) | 13/09/2018 06:38

Sim, chegou a hora de se decidir e não é nada fácil tomar esta decisão, precisa ter consciência e habilidade suficiente para fazer isso com coerência. Ao iniciar um novo negócio, uma das etapas mais importantes é eleger o time que irá te acompanhar nessa jornada. É fundamental um alto padrão de exigência nesse processo, pois certamente é um dos principais elementos para o sucesso.

O primeiro e importante ponto é avaliar se o potencial integrante para seu time, a ser contratado, possui características que você acredita e admira. Nessa etapa você precisará verificar além dos pré-requisitos técnicos, se o potencial futuro integrante de seu time possui um perfil pessoal e profissional, devidamente alinhado com o seu, e também com a missão e visão do seu negócio, certificando se o candidato tem condições de atender às suas expectativas.

O segundo ponto, você deve avaliar se a experiência e capacidade técnica do candidato efetivamente contribuirão na execução do planejamento do seu negócio, entenda em quais etapas e atividades serão desenvolvidas pelo mesmo com a eficiência necessária e esperada. Entenda também que existe um futuro para sua empresa e para seu time e por este motivo reter talentos é um dos principais desafios que as empresas enfrentam. Com base nisso, a dica é sempre tentar enxergar o futuro, e assim buscar prever se este candidato no futuro estará crescendo e contribuindo dentro daquilo que planeja para seu projeto.

Busque pessoas disponíveis, que não se limitam a determinadas atribuições e horários, busque integrantes para o seu time que tenham foco no projeto, que verdadeiramente se dediquem a cada objetivo que junto a eles compartilhar. Quando uma empresa tem um time que foca verdadeiramente nos projetos, os resultados têm tudo para a serem concretizados de forma estável, seja a curto, médio e longo prazo.

Finalmente, nunca coloque alguém em seu time com atribuições que numa eventual ausência dessa tal pessoa, seu projeto pare, busque delegar e confiar em toda sua equipe, mas evite se tornar refém de qualquer indivíduo. Estimule um ciclo de atribuições compartilhadas entre o máximo de integrantes possível, desta forma o projeto será concluído conforme planejado, ainda que um componente ou outro precise se ausentar de forma temporária ou mesmo definitiva.

Em resumo, escolha um profissional com as características que deseja e a competência que precise, que se dedique ao projeto e que você consiga enxergá-lo a longo prazo em sua empresa, que a contribuição dada por tal profissional em seu negócio vá além da mera execução, mas inclua também uma boa dose de aprimoramento daquilo que tiver sido inicialmente previsto. Sobretudo, dispondo de aptidão para ir além do proposto e que se permita a compartilhar experiências, habilidades e atribuições para que o projeto seja executado, quer o mesmo esteja ou não presente.

(*) Dante Farias é especialista é administrador de empresas, consultor e conselheiro empresarial, tendo atuado fortemente por mais de quinze anos no segmento industrial Brasileiro e também nas áreas de consultoria no Brasil e alguns países da América do sul. Possui também pós-graduação em auditoria e controle gerencial pela Universidade Federal de Goiás, além de diversos cursos pelas mais renomadas instituições do mundo com foco em auditoria interna operacional e gerenciamento de riscos empresariais. Atualmente encontra-se mergulhado na cultura dos Estados Unidos, estudando o mercado e compreendendo aspectos daquele país que dita regras e apresenta as tendências no mundo dos negócios. Para mais informaçoes, acesse - bp-businessprojects@outlook.com. 

Nos siga no Google Notícias