A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019

17/08/2015 13:09

Cidade Natureza

Por Rosildo Barcellos (*)

O turismo representa o quinto principal produto na geração de divisas em moeda estrangeira para o Brasil e disputa com a exportação de automóveis a quarta posição. O leque de turismo no Brasil é extremamente amplo passando pelo turismo de férias, o cultural, o de negócios e desportivo, além do turismo de saúde e religioso. E para que o tenhamos forte, precisamos mensurar o desejo e a necessidade de evasão ou ainda o espírito de aventura e a motivação cultural e comercial dos usuários.

Posteriormente a isso é que poderemos desenvolver uma Política de Turismo compatibilizada com os padrões estabelecidos nas várias esferas, visando a preservação e conservação dos recursos naturais, dos monumentos históricos e das manifestações culturais.É neste particular, que surge a importância do Turismo para Aquidauana ( no idioma Guaicuru – Rio Estreito) - (17.008,5 Km², fundada em 15 de agosto de 1892 – nesta época estavam um grupo de 40 pessoas e entre eles Estevão Alves Correa, Manoel Antônio Paes de Barros e Teodoro Rondon - Hoje está com com 75% de área Pantaneira). A pesca nos Rios Taquarussu, Dois Irmãos, Aquidauana e Miranda é premente e salutar.

Precisamos transmutar esta história ( Aquidauana foi o primeiro município a ter energia elétrica, o primeiro cinema com tela panorâmica) e falta o turismo buscar uma forma de movimentação econômica capaz de gerar emprego, renda e receita pública, podendo efetivamente, propiciar o desenvolvimento econômico e social com foco para a exploração da diversidade cultural da região e a preservação da biodiversidade; treinando a receptividade dos trabalhadores, além de estimular o plantio de árvores nativas e fomentar a educação ambiental.

Algo que poderá dar um novo impulso na área, seria o novo acesso a cidade através da construção de um anel viário e a pavimentação da rodovia Aquidauana - Rio Verde. Há um traçado proposto que partirá do trecho próximo ao Aterro Sanitário, passando pelo conjunto habitacional Arara Azul, Jardim Aeroporto, contornando o Hospital Funrural, Aeroporto e Instituto Técnico Federal até chegar às imediações do Rancho do Pescador, na BR 262, aonde o popular”Cido” recebe a todos com a sua maravilhosa picanha na pedra e o peixe frito na hora. Tais arranjos produtivos nos colocaria no meio da rota das relações de produção da região pantaneira.

Outro fator importante seria,implementar datas festivas,como faz a vizinha Anastácio com sua “Festa da Farinha” . São shows de qualidade e importância nacional. Buscar também a possibilidade de poder abrir espaço para a visitação equalizada do Sítio Arqueológico de Xerez - Segundo estudos, o povoado de Santiago de Xerez teria sido fundado em 1593, pelo espanhol Ruy Diaz de Guzman, apoiado por jesuítas. Nele teriam vivido em torno de 100 espanhóis e pelo menos três mil índios agregados.

O Sítio arqueológico onde foram encontrados painéis com inscrições rupestres, caracterizando vestígios de grupos pré-históricos; e as 04 aldeias da etnia terena e que podem ser feitas visitações; Limão Verde, Bananal, Ypeg e Água Branca. Ofertar importância ao setor turístico certamente fomentará uma nova perspectiva de distribuição de renda, o que beneficiará a todos.

(*) Rosildo Barcellos, articulista

ICMS e agrotóxicos: um exemplo de lucidez em meio ao caos
O amplo conjunto de ações impostas em 2019 por governantes brasileiros no sentido de fragilizar a proteção ao meio ambiente não tem paralelo na histó...
Compliance: benefícios práticos nas empresas
Um dos principais patrimônios de uma organização é, sem dúvidas, sua reputação, que pode ter impacto tanto positivo como negativo nos negócios. Indep...
Um olho no peixe, outro no gato
O agro brasileiro poderia ser bem mais assertivo em sua comunicação com os mercados, aqui e no exterior. Falar mais das coisas boas que faz, seguindo...
Como transformar a nossa relação com a natureza?
Falar em meio ambiente não é algo abstrato. Se traduz no ar puro que respiramos, na água que bebemos e na fauna e flora que nos cercam. Somos depende...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions