A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019

03/01/2015 08:36

Como a ginástica laboral pode evitar dores nas costas e faltas ao trabalho

Por Dr. Eloy Rusafa (*)

A rotina da maioria da população brasileira é acordar cedo, pegar transporte público e trabalhar o dia todo. Algumas profissões deixam as pessoas com dores e indispostas para o dia seguinte, fato que, repetido seguidamente, pode acarretar em afastamento do serviço ou perda de produtividade, o que não é a vontade de nenhum trabalhador e, muito menos, dos empregadores.

Para evitar problemas de saúde, principalmente dores nas costas, e faltas no trabalho, a ginástica laboral surge como uma eficiente alternativa, pois “prepara” todo e qualquer trabalhador para mais uma jornada de trabalho.
Segundo a fisioterapeuta Dra. Juliana Feraresso, especialista neste assunto, ginástica laboral é o conjunto de exercícios realizados no local de trabalho e direcionados para as diferentes atividades profissionais. Estes exercícios acontecem durante o expediente e atuam de forma preventiva e terapêutica a fim de manter a saúde.

A ginástica laboral consiste em movimentos simples para o aquecimento de músculos e esqueleto, alongamentos e relaxamento do corpo que, além de aumentarem a produtividade e a qualidade do trabalho, reduzem custos de assistência médica e trazem maior proteção legal à empresa contra possíveis processos de empregados. A isso soma-se também a melhoria da imagem da instituição perante os funcionários e a sociedade. Já os funcionários aumentam a autoestima, reforçam a musculatura e a flexibilidade das articulações, reduzem o stress, aumentam a capacidade de concentração e o ânimo para o trabalho.

Apoio e recomendo a prática da ginástica laboral como forma de prevenir maiores problemas de saúde, como dores na coluna, dores lombares, hérnias de disco, etc., doenças que podem prejudicar a pessoa profissionalmente, mas, além de tudo, pode mudar para pior sua vida. Pense saúde, pratique saúde e tenha ganhos para sua vida e sua profissão.

(*) Eloy Rusafa é neurocirurgião especialista em coluna com técnicas minimamente invasivas para solucionar doenças e problemas.Tem o título de Especialista e Membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

ICMS e agrotóxicos: um exemplo de lucidez em meio ao caos
O amplo conjunto de ações impostas em 2019 por governantes brasileiros no sentido de fragilizar a proteção ao meio ambiente não tem paralelo na histó...
Compliance: benefícios práticos nas empresas
Um dos principais patrimônios de uma organização é, sem dúvidas, sua reputação, que pode ter impacto tanto positivo como negativo nos negócios. Indep...
Um olho no peixe, outro no gato
O agro brasileiro poderia ser bem mais assertivo em sua comunicação com os mercados, aqui e no exterior. Falar mais das coisas boas que faz, seguindo...
Como transformar a nossa relação com a natureza?
Falar em meio ambiente não é algo abstrato. Se traduz no ar puro que respiramos, na água que bebemos e na fauna e flora que nos cercam. Somos depende...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions