A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019

04/08/2016 15:00

Como aproveitar o Dia dos Pais para vender mais

Por Mário Rodrigues (*)

Uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, o Dia dos Pais deste ano deve movimentar R$ 5,6 bilhões na economia do país, de acordo com pesquisa realizada em parceria pela Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro (Fecomercio RJ) e a Ipsos.

Outro dado apresentado pelas instituições é o aumento de quatro pontos percentuais na intenção de compras do brasileiro para a data, na comparação com o ano passado: passou de 32% para 36%. Entre os entrevistados que pretendem presentear seus pais, 47% devem comprar roupas, 12% têm a intenção de comprar perfumes e cosméticos e outros 12% desejam dar calçados e acessórios.

Por conta do cenário de crise, de queda de consumo e a consequente redução dos gastos com presentes, podemos constatar que este será o ano das lembrancinhas. Mas será que isso é um problema para os vendedores? A resposta é não!

O vendedor não pode ficar desmotivado e precisa apostar em um atendimento assertivo, capaz de entender a real necessidade do cliente e de fazer surgir essa necessidade. É importante lembrar que o Dia dos Pais é uma data comemorativa e se preparar para a festa. Se o vendedor estiver “vestido para ir ao velório”, os clientes, naturalmente, vão se afastar.

É fundamental que os profissionais entendam que as pessoas compram a satisfação de suas necessidades, não somente o produto em si. Nos dias de hoje, é caro trazer o cliente para a loja, portanto, é preciso aproveitar quando ele entra. Enquanto ele está dentro, procure oferecer uma boa experiência, atenda com bom humor e o ajude a encontrar o melhor presente para o Dia dos Pais. Dependendo de como for a interação, as chances de conseguir vender um produto mais caro são grandes e, além disso, aumentam as possibilidades de o cliente voltar em outras oportunidades.

Outra dica interessante é estar atento aos reflexos do pós-data, quando muitos pais vão trocar os seus presentes e deixam alguns vendedores bravos e impacientes. Esse comportamento é totalmente errado, afinal, a troca pode representar até a venda de um produto de maior valor ou, até mesmo, de outros itens. Mas, claro, isso depende diretamente do profissional de vendas, que tem a missão de transmitir boas experiências e cativar antigos e novos clientes.

(*) Mário Rodrigues é diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas)

Projeto de lei pretende punir quem ocultar bens no divórcio
Quem milita na área do Direito de Família está, infelizmente, mais do que acostumado a se deparar com inúmeros expedientes para fraudar o direito à m...
Internet, Vínculos e Felicidade
A cada dia estamos passando mais tempo em celulares e computadores. Tanto que muitas vezes, quando maratonamos seriados, até a televisão pergunta: "t...
Origem espiritual da Profecia
Em minha obra Os mortos não morrem, transcrevo estudos abalizados e relatos interessantíssimos sobre a realidade da vida após o fenômeno chamado mort...
As mulheres e Einstein
Fato incomum: 1.900 mulheres discutindo agronegócio, de questões mercadológicas a tendências de tecnologia, sustentabilidade, gestão, diplomacia ambi...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions