A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 22 de Outubro de 2019

28/11/2016 14:53

Como se preparar para vender mais no Natal

Por Jaques Grinberg (*)

O Natal está mais próximo do que imaginamos. Nos grandes shoppings centers do Brasil, as decorações natalinas já chegaram e as campanhas de vendas também. Tudo pronto para as vendas. Será?

Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o varejo terá um Natal com previsão de queda de 3,5% comparado ao ano anterior. Parece pouco, mas é muito para o comércio.

Esta previsão afeta diretamente na produção dos produtos, contratações temporárias e até demissões. Todos são afetados, inclusive o consumidor que por causa da crise irá consumir menos. Importante lembrar que um dos grandes vilões são os impostos que podem chegar no caso de brinquedos em até 70% do valor do produto. Com previsões de quedas, o que mudar para enfrentar este período e vender ainda mais para o Natal?

Foco no seu time de vendas, com uma equipe preparada e motivada. Funcionários desmotivados e despreparados, desvendem! Com a perspectiva de queda os vendedores ficam desmotivados e com medo de perder o emprego.

Sabem que existem muitos profissionais competentes e preparados procurando um novo emprego e um dos principais motivos é que muitas empresas fecharam e excelentes profissionais estão disponíveis no mercado. Acabou a fartura e a necessidade de manter profissionais “mais ou menos” trabalhando para atender nossos clientes. Tenha profissionais 100%!

Como avaliar se você tem um time preparado, responda essa pergunta de coaching:

- O que você e só você pode fazer de diferente para ter um time 100% preparado e motivado?

Aproveito para sugerir algumas ações para maximizar os seus resultados:

1º Exposição dos Produtos

O ambiente da loja e a exposição dos produtos são fatores importantes para atrair clientes e aumentar o consumo (ticket médio). Primeiro compramos com os olhos! Destacar produtos âncoras com condições especiais para atrair clientes é um diferencial competitivo. As grandes redes de supermercados sabem fazer a exposição dos produtos, compramos o que não precisamos por encontra-los com facilidade e com apresentações atrativas, na altura certa e com as condições que gostaríamos. E ainda, no caixa, tem as revistas, chocolates e etc; que também não precisávamos, mas pela facilidade compramos.

2º Prepare o seu Time de vendas

Na época de final de ano é comum as empresas contratarem funcionários temporários, aumentar a carga horária dos funcionários já treinados, mudanças nos horários e etc. São pequenos fatores que podem desmotivar os melhores e motivar os despreparados. Imagine o resultado!! Dá medo? Espero que sim! Manter o time motivado, ciente do que irá acontecer e com feedback que a empresa precisa e conta com o apoio de todos é essencial. Treinar os novos funcionários com antecedência e orientar todos para trabalharem em equipe é investir nas pessoas que trazem os resultados esperados, com condições de surpreenderem com as vendas.

3º Os Clientes

Muitas empresas esquecem do banco de dados de clientes. Enviar um e-mail, uma mensagem ou telefonar para lembrar os clientes das promoções, condições especiais de parcelamento e produtos diferenciados despertam o interesse pela compra. Precisamos ter os clientes sempre ao nosso lado. Se a sua loja quiser fazer diferente para fazer a diferença, envie uma mensagem poderosa, como por exemplo: “Sr. Jaques Grinberg queremos agradecer por ter visitado a nossa loja em 2015, para nós tê-lo como cliente é uma imensa satisfação. Para o Natal, esperamos que tenha uma nova experiência, aguardamos a sua visita.”

4º Como aumentar o ticket médio por compra

O vendedor coach não vende, ajuda o cliente a comprar o que deseja e precisa. Através de perguntas de vendas, ajude o cliente a escolher os presentes certos e aumentar o ticket médio.

1ª Jaques percebo que você deseja agradar todos os seus familiares e amigos com os melhores presentes, eu gostaria de saber se escolher um presente adicional para o seu irmão Rafael, para se diferenciar do Felipe que é presente de amigo secreto, e ficar próximo aos perfumes dos outros irmãos, é uma forma de agradá-lo ou presenteá-lo com os presentes certos?

2ª Para a sua esposa a calça jeans é uma ótima opção, mas percebo que as esposas são surpreendidas quando recebem dois ou três pacotes de presentes. Temos algumas opções de acessórios com um investimento promocional que podem fazer a diferença, você prefere ver os cintos ou uma bolsa pequena para festas?

3ª Percebo que a camisa escolhida para o seu pai, é para quem trabalha com terno, ele deve ser um homem elegante. Escolher um par de meias para acompanhar o presente do seu pai é um diferencial ou uma forma de retribuir tudo que ele já fez por você?

4ª Muitos clientes voltam reclamando que esqueceram de comprar o presente da sogra e sabemos que é importante. Se você fosse escolher algo para a sua sogra, qual dos presentes que temos em nossa loja você escolheria?

Aproveite estas dicas, experimente e pratique!

(*) Jaques Grinberg é empresário, coach, escritor e palestrante 

Um olho no peixe, outro no gato
O agro brasileiro poderia ser bem mais assertivo em sua comunicação com os mercados, aqui e no exterior. Falar mais das coisas boas que faz, seguindo...
Como transformar a nossa relação com a natureza?
Falar em meio ambiente não é algo abstrato. Se traduz no ar puro que respiramos, na água que bebemos e na fauna e flora que nos cercam. Somos depende...
Sem comunicação não há evolução
Os líderes do agronegócio hoje concordam que precisamos dialogar muito mais com a sociedade urbana, pois sem isso não teremos aderência nas necessida...
A Ciência e o desenvolvimento: o óbvio que deve ser lembrado
Um país só se desenvolve se tiver ciência sólida que se transforme em tecnologia empregada pelo setor produtivo. Isso tem sido sobejamente demonstrad...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions