ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Artigos

Compaixão

Heitor Freire (*) | 11/03/2012 09:48

Um dos mais significativos sentimentos do ser humano é a compaixão. É algo que flui do íntimo do coração e se irradia para todos e para tudo. Passa a impregnar o todo do ser compassivo. Representa a solidariedade em sua mais elevada manifestação. É uma disposição ativa que traz apoio na aflição. A sua semente está plantada na natureza interior do ser humano.

E quando esse sentimento se manifesta num homem público, atinge um patamar mais alto, porque pela sua ação natural ela se desenvolve com o seu exemplo e envolve a todos os que são abrangidos pela sua atividade.

A compaixão e a finalidade de criar uma sociedade mais justa, com a inclusão de cidadãos menos favorecidos, inspiraram a criação de uma instituição que muito honra a nossa cidade: o Instituto Luther King. A sua estratégia de trabalho é estabelecida em 8 passos: sonhar, partilhar, reunir, planejar, legalizar, articular, executar e avaliar. E se a estratégia está muito bem estabelecida, é muito melhor executada.

O resultado se mede pelas suas realizações concretas: O número de alunos aprovados nas mais diversas universidades e faculdades do nosso estado. Nos últimos 3 anos, cerca de 200 alunos preparados pelo Instituto conquistaram essa vitória. Mas a campeã absoluta em aprovações no vestibular é Walkíria Aparecida Benites, que em 2010, passou para pedagogia na UNAES e no IESF.

Em 2011, foi aprovada em ciências biológicas na Estácio de Sá, na UCDB e na UFGD e em fisioterapia e educação física no IESF. Detalhe que enaltece e engrandece a conquista da Walkíria: ela é gari.

Entre os valores que o Instituto considera indispensáveis ao aprimoramento da personalidade estão a auto-estima e a solidariedade, firmando a consciência de integração e igualdade de membros de todas as classes sociais, eliminando o preconceito e abrindo portas para as minorias sociais.

Uma obra dessa natureza, naturalmente tem um homem da estatura moral e da estirpe de Aleixo Paraguassu Netto como seu idealizador, inspirador e executor. Imbuído desse ideal maior, conseguiu sensibilizar e conquistar muitas outras pessoas que se uniram a ele para viabilizar e executar essa obra, tornando-se motivo de justo orgulho de todos os cidadãos de Campo Grande.

O doutor Paraguassu com a simplicidade que caracteriza a sua personalidade, é o grande líder e impulsionador das conquistas do Instituto Luther King. Segundo Aristóteles, a virtude decorre de duas espécies, a intelectual e moral. A primeira é gerada e cresce graças ao ensino – por isso requer experiência e tempo. Já a virtude moral é adquirida em resultado do hábito.

Aí é que se encaixa com perfeição o exemplo do dr. Paraguassu. Parabéns doutor! Saiba que a sua obra se perpetuará na consciência de todos. A maior herança que uma pessoa pode deixar é essa: a confirmação de um trabalho voltado para o aperfeiçoamento constante do ser humano.

(*) Heitor Freire é corretor de imóveis e advogado.

Nos siga no Google Notícias