A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 19 de Outubro de 2019

11/03/2012 09:48

Compaixão

Heitor Freire (*)

Um dos mais significativos sentimentos do ser humano é a compaixão. É algo que flui do íntimo do coração e se irradia para todos e para tudo. Passa a impregnar o todo do ser compassivo. Representa a solidariedade em sua mais elevada manifestação. É uma disposição ativa que traz apoio na aflição. A sua semente está plantada na natureza interior do ser humano.

E quando esse sentimento se manifesta num homem público, atinge um patamar mais alto, porque pela sua ação natural ela se desenvolve com o seu exemplo e envolve a todos os que são abrangidos pela sua atividade.

A compaixão e a finalidade de criar uma sociedade mais justa, com a inclusão de cidadãos menos favorecidos, inspiraram a criação de uma instituição que muito honra a nossa cidade: o Instituto Luther King. A sua estratégia de trabalho é estabelecida em 8 passos: sonhar, partilhar, reunir, planejar, legalizar, articular, executar e avaliar. E se a estratégia está muito bem estabelecida, é muito melhor executada.

O resultado se mede pelas suas realizações concretas: O número de alunos aprovados nas mais diversas universidades e faculdades do nosso estado. Nos últimos 3 anos, cerca de 200 alunos preparados pelo Instituto conquistaram essa vitória. Mas a campeã absoluta em aprovações no vestibular é Walkíria Aparecida Benites, que em 2010, passou para pedagogia na UNAES e no IESF.

Em 2011, foi aprovada em ciências biológicas na Estácio de Sá, na UCDB e na UFGD e em fisioterapia e educação física no IESF. Detalhe que enaltece e engrandece a conquista da Walkíria: ela é gari.

Entre os valores que o Instituto considera indispensáveis ao aprimoramento da personalidade estão a auto-estima e a solidariedade, firmando a consciência de integração e igualdade de membros de todas as classes sociais, eliminando o preconceito e abrindo portas para as minorias sociais.

Uma obra dessa natureza, naturalmente tem um homem da estatura moral e da estirpe de Aleixo Paraguassu Netto como seu idealizador, inspirador e executor. Imbuído desse ideal maior, conseguiu sensibilizar e conquistar muitas outras pessoas que se uniram a ele para viabilizar e executar essa obra, tornando-se motivo de justo orgulho de todos os cidadãos de Campo Grande.

O doutor Paraguassu com a simplicidade que caracteriza a sua personalidade, é o grande líder e impulsionador das conquistas do Instituto Luther King. Segundo Aristóteles, a virtude decorre de duas espécies, a intelectual e moral. A primeira é gerada e cresce graças ao ensino – por isso requer experiência e tempo. Já a virtude moral é adquirida em resultado do hábito.

Aí é que se encaixa com perfeição o exemplo do dr. Paraguassu. Parabéns doutor! Saiba que a sua obra se perpetuará na consciência de todos. A maior herança que uma pessoa pode deixar é essa: a confirmação de um trabalho voltado para o aperfeiçoamento constante do ser humano.

(*) Heitor Freire é corretor de imóveis e advogado.

Antônio Baiano – Um Gigante
Roseli Marla, minha cunhada querida, neste momento de profunda tristeza que todos estamos vivendo com a morte prematura do nosso querido Antônio Baia...
Projeto de lei pretende punir quem ocultar bens no divórcio
Quem milita na área do Direito de Família está, infelizmente, mais do que acostumado a se deparar com inúmeros expedientes para fraudar o direito à m...
Internet, Vínculos e Felicidade
A cada dia estamos passando mais tempo em celulares e computadores. Tanto que muitas vezes, quando maratonamos seriados, até a televisão pergunta: "t...
Origem espiritual da Profecia
Em minha obra Os mortos não morrem, transcrevo estudos abalizados e relatos interessantíssimos sobre a realidade da vida após o fenômeno chamado mort...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions