A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 22 de Maio de 2017

22/03/2011 10:50

Consciência cidadã: uma lição após a Uragano

Por Elizio Brites (*)

Com a renúncia/cassação política de todos dos vereadores presos na Uragano precisamos tirar uma lição. Isso tudo desgastou demais, além de expor nossa cidade e nosso estado negativamente nas mídias do mundo inteiro.

A operação Uragano envolveu “políticos e autoridades” de todos os poderes institucionais, mas até agora somente os ex-vereadores cassados foram execrados publicamente. A cassação política era inevitável diante das provas autorizadas pela justiça e do clamor popular e pressão de “movimentos sociais”.

Todo gesto de indignação com os desmandos com o patrimônio público é sempre sinal de maturidade, isso se chama exercício de cidadania que deveria ser exercido por todos independentes de idade, cor, credo ou religião.

A consciência cidadã é que permitirá que tenhamos uma cidade, um estado e um país mais justo e humano para vivermos e vermos nossos filhos e netos crescerem e usufruírem das riquezas da nação que deve ser distribuídas entre seus cidadãos.

Ledo engano de quem pensa que apenas votando cumpriu com seu dever de cidadão, votar é apenas um direito de escolher livremente quem irá nos representar nas decisões políticas nos executivos e nos legislativos.

Daí a importância de sabermos escolher em quem votar nos quatro ou oito anos para nos representarem como prefeitos, governadores e presidente da república e para fiscalizarem estes, nos vereadores, deputados e senadores.

É muito importante que não deixemos de cobrar das autoridades institucionais a completa apuração de todos os envolvidos na operação Uragano, antes que sejam engavetados e esquecidos propositalmente como foram os escândalos do caso CAM e do caso COBRACON, que mesmo com todas as robustas provas as “autoridades” insistem em protelar para proteger quem num passado recente se apropriou criminosamente de milhões de dinheiro público.

(*) Elizio Brites é empresário e bacharel em Direito.

Escravização, trabalho, imaginário e imprensa
A relação da imprensa com a abordagem do trabalho nunca foi tranquila. Isso porque a visão da mídia no campo do trabalho está muito associada ao aten...
Admirável (ou Abominável) Mundo Novo
Volto a escrever sobre a Previdência. Não me move o oportunismo de aproveitar o mau momento do governo que promove reformas tidas e havidas como rede...
A questão ambiental nas empresas
A questão ambiental há algum tempo tem emergido como uma questão importante na gestão das empresas e os benefícios estratégicos da preservação ambien...
O fim da escola sem fim
As raízes mais remotas da escola, tal como nós a conhecemos hoje, estão depositadas na Grécia Antiga, especialmente referenciadas, ao redor do século...



Belissimo artigo, parabéns para quem escreveu.
A tecnologia nos porporciona como leitores de comentar artigos dessa natureza, a consciência cidadã é tudo! somente com a participação ativa da sociedade vamos ter um país sério e um povo culto.
Médica Geriatra.
 
Luiza Rosemberg Telles em 24/03/2011 09:47:27
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions