ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Artigos

Cura através das mãos. Você conhece?

Por Heitor Freire (*) | 04/12/2013 08:03

A vida é um aprendizado constante, cuja dinâmica se manifesta de uma forma continuada proporcionando a todos os seres humanos a oportunidade da evolução que lhes permita a elevação espiritual. E, para isso, precisamos estar atentos a todas as oportunidades à nossa volta.

Uma das próximas atividades da FAMA – Faculdade Aberta da Maturidade em convênio com o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, é um curso de Reiki - terapia universal, de aposição das mãos ao longo do corpo, que desbloqueia vórtices e meridianos energéticos, com a finalidade de equilibrar, repor e sutilizar energias, trazendo paz, bem estar e harmonia.

O curso será ministrado pelo professor Paulo Cesar Pfaltzgraff Ferreira, titular da cadeira de engenharia elétrica da Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro e iniciado nos sistemas Reiki Usui, sendo também mestre professor em cura magnificada da Mestra Kuan Yin. Será oferecido no campus acadêmico da FAMA, no auditório Acyr Vaz Guimarães, na segunda quinzena do mês de janeiro. Terá a duração de cinco dias, no período vespertino.

O Reiki é uma terapia holística de origem japonesa redescoberta pelo monge Mikao Usui, no início do século XX, que proporciona aos seus praticantes a utilização da Energia da Vida Universal imanente no Universo. O símbolo do Reiki é o bambu. Eu publiquei um artigo recentemente sobre as sete verdades do bambu que agora relembro resumidamente:

A primeira verdade que o bambu nos ensina, e a mais importante, é a humildade;

A segunda, o bambu cria raízes profundas;

A terceira, você já viu um pé de bambu sozinho?

A quarta é a de não criar galhos;

A quinta, o bambu é cheio de “nós” (e não de “eus”);

A sexta, o bambu é oco, vazio de si mesmo;

A sétima lição que o bambu nos dá: ele só cresce para o alto. Ele busca as coisas do alto. Essa é a sua meta.

OSistema Reiki foi usado na Terra em tempos imemoriais, nas épocas da Lemúria e da Atlântida, mas não com o nome como é hoje conhecido. No entanto, muitos gostam de dizer que se trata de uma terapia oriental, por ter sido sistematizada, no início do século XX pelo monge japonês Mikao Usui, que pertencia à seita budista Tendai. A energia Reiki faz parte do nosso código genético (DNA) sendo, portanto, uma herança divina, ou seja, universal. A Energia Reikié natural, harmônica e essencial a todo ser vivente, sendo uma dádiva da Luz às criaturas vivas.

A Organização Mundial de Saúde reconheceu como sendo efetivas as terapias alternativas. O Sistema Reiki é uma das muitas que existem. Tem sido empregado com muito sucesso, principalmente, na Europa, nos Estados Unidos, no Japão, na Índia e no Brasil. O Sistema Reiki não substitui a medicina tradicional, mas existem milhares de casos comprovados de sucesso onde a segunda não conseguiu ainda alcançar.

Em uma tradução bem livre, Reikisignifica Energia do Espírito Universal (Deus) ou Energia Universal da Vida. De uma forma bem mais abrangente, a palavra Reikirepresenta uma união entre a humanidade e o Universo, pois esteé o Todo (Tao), isto é, a própria Fonte Universal (Deus). De outra forma, o Reiki é uma interação do Espírito (Alma) Universal e sua Energia com a humanidade.

O curso ministrado por um mestre com a qualificação do professor Paulo Ferreira, será uma oportunidade rara para Campo Grande.

(*) Heitor Freire é corretor de imóveis e advogado.

Nos siga no Google Notícias