A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019

13/08/2019 06:36

Da frustração

Por Heitor Freire (*)

A frustração é um sentimento que decorre de uma série de insatisfações que vão se acumulando ao longo da vida e que, quando não é detectada, vai se somando até chegar a um ponto que se torna insuportável.

Nasce da incapacidade de realizar sonhos, muitas vezes, ainda na idade madura. Ter uma postura negativa perante a vida decorre dessa influência que as pessoas se permitem aceitar, porque seguem procurando o que há de ruim no entorno. É a programação mental que assola muita gente.

Quando nós acordamos para o verdadeiro sentido da vida, começa um despertar que, aos poucos, vai nos fortalecendo interiormente e, em consequência, nos libertando desse sentimento negativo.

Travis Bradberry, autor premiado na área de inteligência emocional e estudioso do comportamento humano, ensina três truques para vencer a frustração: “uma programação refinada por milênios de evolução natural: o primeiro é compreender que a visão negativa não é verdadeira. Há uma tendência a exagerar os próprios defeitos e achar que essas ideias não irão embora, mas devemos lembrar que são apenas ideias pioradas por cada um. E que não são a verdade.

O segundo truque é buscar algo de bom em cada dia. Nos dias ruins é difícil. Mas pare, pense, basta um minuto. Pensar em algo que vai bem já muda a atitude mental. E por último, ser grato. Buscando diariamente o exercício da gratidão, listando os itens pelos quais devemos ser gratos; não apenas porque é o certo. No momento em que se vivencia a gratidão, o cortisol, hormônio do estresse, é imediatamente reduzido. São três truques diários que fazem a diferença”.

Aí está uma fórmula verdadeira e que funciona mesmo!

Outro ponto que alimenta a frustração é a distração pela qual a mente começa a divagar por vários caminhos, sem conseguir manter o foco. O relaxamento que se consegue por meio de uma respiração consciente e profunda quebra a continuidade da distração, e acaba gerando um ciclo virtuoso.

Para a psicologia, a frustração é um sentimento de privação de uma satisfação primordial. É uma síndrome que apresenta sintomas diversos, todos ligados à desestruturação emocional que ocorre em diferentes níveis, por diversas causas e que acarreta muitas consequências.

Em certos casos, o que atrapalha é a impaciência e a ansiedade. O exagero também causa frustração porque nem sempre as coisas acontecem no tempo e na forma esperada.

Quando se aceita a realidade, a frustração desaparece naturalmente. A aceitação é uma

prática que deveria ser estudada e aplicada constantemente. Aprendendo que nada acontece por acaso, já vamos aceitando os acontecimentos e assim mudando nossa atitude mental, de negativa para positiva.

Outro acontecimento que gera frustração é a morte. Principalmente de um parente próximo que tinha muitos planos e, de repente, morre. A morte não manda avisos, ela chega e pronto. Acabou-se o que era doce. Acabou-se em termos, porque a morte faz parte da vida e não significa aniquilamento, pois somos imortais. Cada um que morre, deixa uma herança – nem sempre material –, uma semente que se multiplica nos descendentes e nos que conviveram juntos. A visão universal, que dá um sentido maior à vida, é um antídoto contra a morte.

(*) Heitor Rodrigues Freire é corretor de imóveis e advogado.

Compliance: benefícios práticos nas empresas
Um dos principais patrimônios de uma organização é, sem dúvidas, sua reputação, que pode ter impacto tanto positivo como negativo nos negócios. Indep...
Um olho no peixe, outro no gato
O agro brasileiro poderia ser bem mais assertivo em sua comunicação com os mercados, aqui e no exterior. Falar mais das coisas boas que faz, seguindo...
Como transformar a nossa relação com a natureza?
Falar em meio ambiente não é algo abstrato. Se traduz no ar puro que respiramos, na água que bebemos e na fauna e flora que nos cercam. Somos depende...
Sem comunicação não há evolução
Os líderes do agronegócio hoje concordam que precisamos dialogar muito mais com a sociedade urbana, pois sem isso não teremos aderência nas necessida...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions