A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2017

15/10/2016 09:50

Dia do Professor – reconhecimento aquém do necessário

Por Virgílio Caixeta Arraes (*)

Em menos de cem anos, vultosas crises econômicas, a despeito da localização da origem, contribuíram de maneira significativa para a substituição – às vezes, institucional – de titulares de ao menos quatro mandatos presidenciais no Brasil.

Em um quadro de grave turbulência, em que a expectativa de crescimento é, embora desejada, observada com cautela, aguarda a sociedade local a forma a ser adotada pela gestão no poder com o propósito de minorar no curto prazo os efeitos sociais mais adversos.

Em termos históricos mais recentes, o posicionamento do Partido Democrata, a partir de 1933, é a maior referência, ao ter estimulado de modo simultâneo o desenvolvimento econômico e a geração de empregos, notadamente entre a população mais desvalida.

Nesse sentido, contou a administração da Casa Branca, em um primeiro momento, com o especial auxílio do professorado de Columbia e, mais adiante, com o de Harvard. Desta forma, colaborou-se de forma incisiva para a estruturação do programa New Deal.

A ideia de recorrer à notável ajuda da intelectualidade, congregada no caso citado em duas tradicionais universidades, valoriza a perspectiva do chamado capital intelectual, conceito no qual se ressalta, em linhas gerais, a importância da formação educacional e das atividades de fomento à pesquisa de um país.

Em decorrência da desfavorável situação que atravessa o Brasil há alguns anos, existe um progressivo hiato entre a demanda coletiva por bem estar social e a incapacidade de satisfazê-la a contento, haja vista o estado deteriorado da economia e também da política, caracterizado por inflação ascendente, desemprego crescente, destinação significativa de recursos para o pagamento de juros da dívida pública e, por último, contínuas investigações de vastas denúncias de corrupção relacionadas a diversos segmentos do poder público.

Assim, diante disso, não poderiam as instituições federais de ensino superior – como a própria Universidade de Brasília – contribuir, sem sombra de dúvida, para a formulação da estratégia direcionada para a utilização mais apropriada dos poucos meios disponíveis para os próximos anos? Não poderiam elas cooperar para identificar o grau mais adequado de prioridades?

Não obstante o tratamento insuficientemente acolhedor concedido aos professores e técnicos de educação nos últimos anos, se comparado ao de outras carreiras do serviço público em itens como remuneração e condições de trabalho, não há dúvida de sua importante contribuição para a formação profissional e para o aprimoramento intelectual da sociedade, pontos imprescindíveis para elevar o país ao patamar das sociedades mais desenvolvidas socialmente.

Deste modo, apesar das adversidades do dia a dia, compõe o professorado universitário uma das categorias mais habilitadas a impulsionar o crescimento do país. Por isso, a área da educação merece mais incentivos, não restrições, conforme se debate hoje no Parlamento.

(*) Virgílio Caixeta Arraes é professor do Departamento de História do Instituto de Ciências Humanas da Universidade de Brasília e presidente da Associação dos Docentes da UnB (Adunb). 

A bolha da saúde brasileira está prestes a explodir
A crise econômica e o crescente índice de desemprego da população brasileira refletiram diretamente no setor da saúde. Recente estudo revelou que mai...
Marchinhas do coração
Sei que existem as marchinhas preferidas do coração. São as do passado ou do presente, mas não é delas que quero falar, e, sim, do sofrido coração br...
Reforma da Previdência: aprofundando o deserto na vida dos trabalhadores
O cinema enquanto “sétima arte” muitas vezes busca retratar realidades cotidianas na telona. Não foi diferente o filme “Eu, Daniel Blake”, ganhador d...
O dilema das prisões brasileiras
No último mês de janeiro assistimos, estarrecidos, às rebeliões nos presídios de Manaus, Boa Vista e Natal. As cenas de corpos sem cabeças chocaram a...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions