A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 25 de Junho de 2018

17/01/2015 13:59

DPVAT: o Seguro de todos os brasileiros

Por Ricardo Xavier (*)

Criado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito, o Seguro DPVAT se consolidou como o maior seguro privado de cunho social do Brasil por seu alcance. O Seguro, que acaba de completar 40 anos, cobre os milhões de brasileiros em caso de morte, invalidez permanente e despesas médicas.

Seu caráter social vai além da proteção de motoristas e proprietários de veículos. O Seguro protege crianças, idosos e pessoas que sequer dirigem, mas que são vítimas da violência do trânsito, como passageiros e pedestres. Por estas características é um erro comparar o DPVAT com seguros de vida que cobrem apenas o contratante e não abrangem todos os cidadãos.

Engana-se quem considera que o valor do veículo influencia na composição do preço pago por proprietários. A base dos cálculos matemáticos e estatísticos incorpora a frequência dos acidentes de cada categoria de veículos – motocicletas, carros, vans, micro-ônibus, ônibus e caminhões. Isto porque as coberturas do Seguro DPVAT não são de natureza material, do veículo, e, sim, de dano pessoal.

Do valor pago pelos proprietários, 50% são destinados, diretamente pela rede bancária, ao Ministério da Saúde (45%) e ao Departamento Nacional de Trânsito (5%). A outra parte é direcionada à Seguradora Líder-DPVAT, responsável pela gestão do Seguro no País, para o pagamento das indenizações das vítimas.

De acordo com as estatísticas do Seguro DPVAT, de janeiro a setembro de 2014, 76% das indenizações pagas foram para vítimas de acidentes envolvendo motociclistas. E o mais grave: os números aumentam a cada ano.

É importante ressaltar que a redução da frequência de acidentes reduz o valor do Seguro DPVAT. Com a queda contínua de acidentes, em 2009, com vans, micro-ônibus e ônibus, o valor do seguro pago diminuiu em 16,6% em relação ao ano anterior.

A cada dia, 148 pessoas morrem no País por acidentes de trânsito. É necessária uma ampla discussão sobre o tema para dar fim à carnificina que é vivenciada diariamente no trânsito brasileiro. Todos os esforços da sociedade devem ser concentrados em políticas para um trânsito pacífico.

O Seguro DPVAT é uma conquista do brasileiro, que auxilia a vítima ou seus herdeiros, principalmente famílias carentes, em um momento imprevisível.

(*) Ricardo Xavier, diretor-presidente da Seguradora Líder-DPVAT

A corda arrebenta para todos
Ao pensar na África, geralmente formamos imagens com exuberância de recursos naturais. Falta de água nos remeteria aos desertos daquele continente, e...
Os três pilares do aprendizado
A educação brasileira passa por um profundo processo de transformação com a implantação da nova Base Nacional Comum Curricular. Precisamos estar pron...
O país onde tudo é obrigatório
Nos Estados Unidos, na França e na Inglaterra, as regras ou são obedecidas ou não existem, por que nessas sociedades a lei não é feita para explorar ...
Universidade pública e fundos de investimento
  A universidade pública não é gratuita, mas mantida pelos recursos dos cidadãos. E por que a Constituição brasileira escolheu determinar esse tipo d...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions