A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 23 de Junho de 2018

07/02/2013 13:26

É assim que se faz

Por Sérgio Longen (*)

É notório o esforço dos empresários e dos Governos para criar, estabelecer e manter um novo modelo de desenvolvimento que contemple a indústria e promova, verdadeiramente, os seus efeitos multiplicadores mais evidentes, como geração de empregos, melhores salários e qualidade de vida. Com apoio, competitividade e inovação, a indústria pode fazer muito pelo Brasil, estabelecendo bons cenários em todas as regiões.

Acima de tudo, é fundamental avançar na consolidação deste modelo nos municípios, proporcionando uma transformação nas suas respectivas matrizes econômicas, inserindo a indústria como atividade estratégica e geradora de novas e boas oportunidades, além de fomentar os atributos da gestão privada que podem ser aplicados ao Poder Público.

A indústria está cada vez mais presente na agenda do país, dos estados e das cidades. Entre 2011 e 2012, a indústria de Mato Grosso do Sul cresceu 6,4% na oferta de novos empregos, 6,6% no número de indústrias e 5% no PIB industrial, enquanto a receita de exportações estabilizou no patamar de US$ 3 bilhões.

De janeiro a dezembro do ano passado, o número de empregos gerados aqui no Estado foi de 7.913, o que resultou em um estoque total de 129.825 postos de trabalho, enquanto, na mesma comparação, a quantidade de indústrias saltou de 9.884 para 10.538. Os segmentos do setor industrial no Estado que mais cresceram nos últimos 5 anos são o de alimentos, bebidas e álcool etílico, construção civil, têxtil, vestuário e artefatos de tecidos, metalúrgica, mecânica, papel e celulose, extrativa mineral, minerais não-metálicos, calçados e indústria do material de transporte.

No final do ano passado, realizamos a ExpoCidades, reunindo os novos prefeitos com o setor produtivo, representado pela Fiems, Fecomércio, Famasul e Sebrae, para tratar das nossas possibilidades em Integrar para Desenvolver. Estiveram conosco também nestes 2 dias de evento, vereadores, secretários municipais, lideranças públicas e privadas, técnicos das prefeituras e representantes do Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado e da União e Receita Federal.

Reunimos mais de 45 prefeitos eleitos com o propósito de apresentar soluções contemporâneas de gestão pública no âmbito de uma ação que denominamos Plano de Desenvolvimento Regional (PDR). Juntos, estamos em busca de um modelo de atuação capaz de oferecer suporte ao crescimento das cidades, amparado no incremento das atividades no comércio, na indústria, na pecuária, agricultura, além de projetos direcionados aos micro e pequenos empreendedores.

Logo no início deste ano recebemos vários dos prefeitos que lá estiveram, todos determinados a assumir um pacto com este novo jeito de pensar e fazer. Em Rio Verde, Sonora e Três Lagoas assinamos os 3 primeiros Termos de Adesões ao PDR que consolida as ações do Sistema Fiems nos municípios e os compromissos dos prefeitos Mário Kruger, Yuri Valeis e Márcia Moura com a industrialização das suas cidades.

É a união das forças produtivas para gerar novas possibilidades, para fazer valer a eficiência, a inovação e a busca de novas alternativas de assegurar a melhor qualidade de vida às pessoas e, assim, construir um novo Mato Grosso do Sul, pleno de reais oportunidades de crescimento.

É assim que se faz melhor para todos.

(*) Sérgio Longen é empresário do setor de alimentos e presidente da Fiems – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul.

Os três pilares do aprendizado
A educação brasileira passa por um profundo processo de transformação com a implantação da nova Base Nacional Comum Curricular. Precisamos estar pron...
O país onde tudo é obrigatório
Nos Estados Unidos, na França e na Inglaterra, as regras ou são obedecidas ou não existem, por que nessas sociedades a lei não é feita para explorar ...
Universidade pública e fundos de investimento
  A universidade pública não é gratuita, mas mantida pelos recursos dos cidadãos. E por que a Constituição brasileira escolheu determinar esse tipo d...
Uma nobre atitude de cidadania e espiritualidade
A solidariedade é intrínseca à condição humana, um dever moral que vai além da dimensão religiosa, pois todos somos gregários e frágeis. A bondade é ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions