A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019

01/08/2012 09:47

Eleições Limpas 2012

Leonardo Avelino Duarte (*)

As eleições municipais de 2012 tem a chance de serem as mais limpas da história. É que o eleitor pode fiscalizar, em todo o Estado, a conduta dos candidatos e cobrar providências dos órgãos competentes, exigindo a lisura do pleito eleitoral, tudo através da campanha “Eleições Limpas 2012”, lançadas pela OAB/MS em 31 de maio de 2012.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 9985-9235, pelo e-mail eleicoeslimpas@oabms.org.br, e também pela página na internet www.eleicoeslimpas.oabms.org.br.

A OAB/MS, em respeito ao art. 5o, IV, da Constituição Federal, não aceita denúncias anônimas, mas garante o anonimato do denunciante quando pede providências à justiça, encaminhando aos órgãos competentes apenas o teor da reclamação, mas não o nome do reclamante. Assim, para as autoridades, é como se a OAB/MS estivesse requerendo a tomada de providências. Isso tudo é feito, ressalte-se, para proteção do próprio eleitor.

Até meados de julho, já haviam sido recebidas 20 denúncias, de diversas cidades do Estado. A maioria dá notícia de abuso de poder econômico e uso da máquina pública, como a utilização de servidores para campanha eleitoral.

É importante registrar que nem todas as queixas são encaminhadas para a Justiça Eleitoral. A maioria é arquivada, dando-se andamento, apenas, as reclamações com condições de serem apuradas.

A campanha desenvolvida pela OAB/MS foi deflagrada em consonância com o acordo de cooperação firmado entre o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lucia Antunes Rocha, e é voltada para a conscientização do eleitor sobre a importância do voto limpo. A Seccional se orgulha de dado, em 2010, o exemplo que é hoje seguido no Brasil inteiro, por outras OABs, quando realizou, na época, a campanha “Eleições Limpas 2010”.

Deve-se destacar a colaboração da Justiça Eleitoral e do Ministério Público de nosso Estado, que não tem medido esforços para a averiguação das reclamações enviadas pela OAB/MS.

Sabe-se, todavia, a que a fiscalização das eleições não é sinônimo de bom voto. Para bem exercer sua cidadania, o eleitor deve pesquisar a história e as propostas do candidato, cobrar dele transparência nas prestação de contas de campanha, e acompanhar sua administração, caso seja eleito. Grande parte dos problemas do nosso sistema politico reside justamente na obscuridade com que pode ser dar o financiamento das campanhas políticas.

Exerça você também toda a sua cidadania. Pratique o bom voto. Conte conosco para termos as eleições mais limpas da história.

(*)Leonardo Avelino Duarte é presidente da OAB/MS/leonardo@avelinoduarte.com.br

ICMS e agrotóxicos: um exemplo de lucidez em meio ao caos
O amplo conjunto de ações impostas em 2019 por governantes brasileiros no sentido de fragilizar a proteção ao meio ambiente não tem paralelo na histó...
Compliance: benefícios práticos nas empresas
Um dos principais patrimônios de uma organização é, sem dúvidas, sua reputação, que pode ter impacto tanto positivo como negativo nos negócios. Indep...
Um olho no peixe, outro no gato
O agro brasileiro poderia ser bem mais assertivo em sua comunicação com os mercados, aqui e no exterior. Falar mais das coisas boas que faz, seguindo...
Como transformar a nossa relação com a natureza?
Falar em meio ambiente não é algo abstrato. Se traduz no ar puro que respiramos, na água que bebemos e na fauna e flora que nos cercam. Somos depende...


Sou candidato a vereador por Campo Grande e sou de pleno acordo com nosso companheiro Dr. Leonardo Avelino, pois .....o eleitor deve pesquisar a história e as propostas do candidato....

Parabens ao ilustre pelo artigo



NEI SALVIANO
 
NEI SALVIANO em 01/08/2012 11:38:13
Vamos ver se isso vai funcionar mesmo, porque tenho
a certeza de que a maquina dos governos estaduais
e municipais, vão funcionar a todo vapor, e o dinheiro
dos nossos impostos que nao são poucos vão escoar
pelo ralo.,o poder sobe pra cabeça.
 
Monaliza Lopes em 01/08/2012 10:55:41
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions