A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 20 de Novembro de 2018

11/07/2012 13:22

Eleja-se e os seus filhos, por Ruy Sant’Anna

Por Ruy Sant’Anna (*)

A mais expressiva novidade nos registros do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS), para as eleições deste ano, relaciona-se com a superioridade numérica feminina que tem 912.429 eleitoras, enquanto a masculina consta de 862.576 homens votantes, no total de 1.775.005 eleitores sul-mato-grossenses.

A população jovem de mato Grosso do Sul entre os de 16 a 24 anos de idade com 334.977 eleitores, perde numericamente para a de 25 a 34 anos que tem 420.520 eleitores e para a de 35 a 44 anos com 353.184 inscritos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS).

Feito esse registro saliento, sobretudo aos mais jovens que devem estar atentos às mudanças dos panoramas políticos que em breve devem começar.

Isso quer dizer que em logo iniciar-se-á uma provável nova fase além das propostas eleitorais, que é a dos tribunais; com o ingresso de pedidos de impugnação de candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral.

Contudo, cabe lembrar que o maciço eleitorado em todos os municípios espera dos candidatos aos cargos eletivos, exposições claras de governo e legislativos municipais.

É claro que o recurso jurídico é legítimo e justo, mas daí a ser usado como mero meio de engambelar o eleitor e desviar a atenção dos votantes ele passa para o lado da ilegitimidade ao tentar servir-se da mera estratégia de campanha.

Os sul-mato-grossenses querem conhecer os projetos e compromissos que revelem como os aspirantes aos cargos disponíveis enfrentarão os desafios concretos de cada município. Sim, porque nenhuma administração, no mundo, consegue realizar todas as soluções pendentes nas células comunitárias e por certo os novos ou re-eleitos terão muita tarefa a cumprir.

Tem que se considera a importância do voto para a democracia, para cada Município e a Nação. É através desse instrumento de cidadania que as pessoas participam da administração de suas comunidades, e trocar esse direito por favores significa que o eleito através de trocas não terá compromisso com o eleitor. O mesmo vale para quem anula o seu voto ou deixa de votar.

É importante os eleitores conhecerem seus direitos e deveres. Identicamente valioso é que os candidatos usem de seu tempo para campanha e os espaços nos veículos de comunicação para dar recados mais objetivos ao eleitorado. Sei que é difícil não fazer promessa que não poderá cumprir, porque a língua coça, mas todo cuidado é preciso, pois o eleitor, na era da internet, está mais informado.

E os jovens podem estar com a dúvida sobre a ideologia. Mas que ideologia? Se são raros os que realmente podem ser identificados como da esquerda, e poucos passaram sequer a ler a “orelha” das publicações de Marx, que é citado por ouvir dizer...

E o que falar da direita burra que, com sandice, prefere ao atraso a atender às necessidades do povo? E se juntos unem-se para trambiques...

Assim, caros jovens abracemos a liberdade no poder de escolha. Liberdade que vem sendo polida de há muito e elejamos o homem como o centro das necessidades que precisam ser solucionadas.

O momento crucial é o da hora do voto, que afinal representa o voto em você e no futuro de seus atuais ou futuros filhos. Não apenas naquele que você elegeu na urna eletrônica. Jovens unam-se a todos os sul-mato-grossenses que amam seus municípios, votem bem e recebam o meu bom dia, o meu bom dia pra vocês.

(*) Ruy Sant’Anna é advogado e jornalista.

...e eu estou aqui
O ser humano, esse indivíduo tão complexo, composto por tantas variáveis e tantas dúvidas, às vezes indecifráveis, vive num oceano de desejos inexpli...
Muro de Berlim e as fronteiras vibracionais
Após a inauguração do Templo da Boa Vontade, em Brasília/DF, Brasil, em 21/10/1989, testemunhamos, pela TV, em 9 de novembro, na Alemanha, a queda do...
Como fazer boas compras sem cair em uma armadilha
A maior e mais famosa data promocional do comércio está chegando e com ela a euforia de comprar aquele objeto de desejo por um preço amigo. A vontade...
A Consciência Negra e as cores da desigualdade
O Dia da Consciência Negra faz referência ao dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar a cultura dos africanos q...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions