A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 23 de Março de 2017

24/08/2016 09:59

Empreendedorismo, uma ótima opção para vencer a crise

Por Carlos Cruz (*)

No segundo trimestre de 2016, o Brasil registrou a marca de 11,6 milhões de desempregados, de acordo com IBGE. Por conta do cenário de trabalho escasso, além da instabilidade política e econômica que estamos vivenciando, pode-se notar que os brasileiros estão usando a criatividade para dar a volta por cima.

A principal alternativa encontrada por muitos é o empreendedorismo, que está em plena expansão: segundo pesquisa realizada pela consultoria Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), no primeiro semestre deste ano, houve aumento de 9,7% no número de novos microempreendedores individuais (MEIs), na comparação com o mesmo período de 2015.

Mas será que esses profissionais, de fato, têm perfil empreendedor? Sabem vender suas ideias, projetos, produtos ou serviços? Independentemente da área em que forem empreender, é preciso ter conhecimento em vendas, afinal, saber negociar com clientes, fornecedores e parceiros é algo fundamental. Assim, entender os pilares das vendas (Indicadores de Resultados, Processo de Vendas, Competências em Vendas e Fatores Motivacionais) ajuda a traçar as estratégias necessárias para o seu negócio.

Além de entender os pontos principais das vendas, o que mais é importante saber para atuar no empreendedorismo? Enxergar qual é o seu talento! Após identificar as suas habilidades e ter em mente por qual área pretende seguir, pesquise o mercado, avalie se ele está saturado, veja como se comportam os possíveis consumidores, faça uma análise da concorrência e se pergunte: o que você pode fazer de diferente para se destacar?

Em paralelo a todas essas pesquisas, estude! Invista em cursos e treinamentos! O conhecimento teórico é o que vai te ajudar a ter um negócio de sucesso na prática, sem risco de naufragar.

Quando embarcar na nova empreitada, tenha paciência e foco. Confie em você, nos seus instintos e em sua capacidade de vender.

(*) Carlos Cruz é diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas)

A diferença entre a vida e a morte na BR-163 em MS
Em casos de acidente com trauma, a diferença entre a vida e a morte pode estar na rapidez do atendimento às vítimas e na eficácia dos procedimentos d...
A carne que trabalha
A deflagração da chamada “Operação Carne Fraca”, no último fim de semana, tornou conhecidas do público em geral práticas mercadológicas adotadas pelo...
Gestão sustentável das águas: um desafio a ser conquistado!
Distante da atenção midiática, a urgência ambiental no cuidado com as águas passa quase despercebida. No dia 22 de março, quando comemoramos o Dia Mu...
Mensagem interessante
Nestes tempos em que somos bombardeados por notícias de mal-feitos por todo lado, diariamente, de todas as atividades, em que reputações são desmonta...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions