ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Artigos

Escola da Autoria: um breve ensaio

Por Claudinei Costa (*) | 27/01/2020 06:53

A escola sempre teve papel fundamental e importante, pois é a instituição responsável em formar o indivíduo para ser um cidadão consciente, crítico e preparado para viver em sociedade. Nesse sentido é imprescindível que a escola esteja em constante atualização, uma vez que interfere na formação do indivíduo e tornou-se essencial para a escola a tarefa de ensinar e para o aluno a de conduzir a aprendizagem e ser protagonista na sua própria formação.

Com o advento da Escola da Autoria, a educação sul-mato-grossense vem melhorando gradualmente e deu um salto rumo ao desenvolvimento pleno do estudante. O projeto vem para atender a clientela dos dias de hoje, nascida na era digital e com acesso à informações a qualquer hora e em qualquer lugar, e nesse sentido, há a necessidade de aumentar o aprendizado e a compreensão, aprimorar as competências e as habilidades, melhorar o nível de responsabilidade e enfrentar desafios numa proposta de educação integral.

Mas o que é educação Integral?

A Educação Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.

Quais são as vantagens da educação integral?

• é uma proposta contemporânea porque, alinhada as demandas do século XXI, tem como foco a formação de sujeitos críticos, autônomos e responsáveis consigo mesmos e com o mundo;
• é inclusiva porque reconhece a singularidade dos sujeitos, suas múltiplas identidades e se sustenta na construção da pertinência do projeto educativo para todos e todas;
• é uma proposta alinhada com a noção de sustentabilidade porque se compromete com processos educativos contextualizados e com a interação permanente entre o que se aprende e o que se pratica;
• promove a equidade ao reconhecer o direito de todos e todas de aprender e acessar oportunidades educativas diferenciadas e diversificadas a partir da interação com múltiplas linguagens, recursos, espaços, saberes e agentes, condição fundamental para o enfrentamento das desigualdades educacionais.

O que é a Escola da Autoria?

A Escola da Autoria é uma proposta que trabalha a formação do jovem e incentiva o protagonismo juvenil proporcionando ao estudante ser autor de seu conhecimento e protagonista na construção da aprendizagem. Além disso, é uma proposta atrativa e que promove a formação para a vida, que atende de forma articulada as disciplinas da Base Nacional Comum e a Parte Diversificada, incluindo as disciplinas Eletivas, como por exemplo, Projeto de Vida e Estudo Orientado.

A proposta pedagógica tem como fundamentos o protagonismo juvenil, a Pedagogia da Presença, os Quatro Pilares da Educação (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser) e a educação interdimensional.

O formato da Escola da Autoria alia teoria à prática, o que permite ao aluno ser protagonista do seu aprendizado, sendo que a educação em tempo integral representa uma oportunidade de atender as necessidades de uma educação plena, possibilitando aos mesmos desenvolverem suas habilidades e competências.

Nesse contexto, a escola é percebida como um lugar, em que espaços e tempos devem estar adequados ao processo de aprendizagem, visando à formação integral e contínua do indivíduo, o que lhe permite buscar seus anseios futuros.

Referências:
CENTRO DE REFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO INTEGRAL. O que é educação integral? Disponível em: https://educacaointegral.org.br/conceito/ Acesso em: 16 jan. 2020.

(*) Professor, Servidor Público Estadual, Palestrante e Escritor.

Nos siga no Google Notícias