ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Artigos

Está aberto o diálogo

Por Ricardo Ayache (*) | 10/07/2015 14:16

É com satisfação que informamos do registro formal do Instituto Diálogo. A partir de agora poderemos iniciar efetivamente as atividades a que nos propusemos desde a idealização do instituto e que começam a ganhar corpo. Nossa diretoria e equipe já trabalham as temáticas que abordaremos e em breve divulgaremos novidades que seguramente vão mobilizar corações e mentes da cidade. Nossa página no Facebook (facebook.com/institutodialogocg) já disponibiliza, inclusive, uma consulta para sabermos de todas as pessoas sobre que temas querem dialogar neste momento. Essa é a dinâmica que queremos para o instituto: muita participação e diálogo. Queremos conversar com todos, seja nas redes sociais, nos eventos que organizaremos ou nas ruas.

O instituto Diálogo nasceu a partir de uma reflexão coletiva de pessoas que sentiam a falta de um espaço para discussão sobre a cidade que queremos. Algumas premissas foram levadas em conta ao pensar as novas formas de atuação política para enfrentar os problemas e construir uma cidade de todos. A primeira dessas premissas é a reafirmação da ética enquanto elemento fundamental para a superação dos graves problemas que se colocam para a gestão pública. Só terá sucesso um projeto que seja efetivamente transparente em suas ações.

A segunda premissa foi a ideia de que sem participação efetiva da população na tomada de decisões a respeito de seu presente e de seu futuro, as políticas públicas não poderiam cumprir com seus objetivos Por último, a ausência de diálogo entre os diversos segmentos da sociedade impossibilita a captação das reais necessidades desses setores, em uma única expressão, impossibilita perceber o que as pessoas realmente anseiam sobre o lugar onde constroem suas vidas, suas relações pessoais, seus projetos de vida, ou seja, a cidade.

A sociedade quer participar! As manifestações, as organizações sociais formais e informais que se lançam à luta por uma vida melhor e, o amplo debate sobre politicas públicas que se realiza através das novas mídias sociais demonstram claramente esse desejo. Assim, resolvemos criar essa ferramenta de discussão e proposição de políticas públicas que possam contribuir para um projeto de cidade. Um projeto humanista, que contemple a ideia de uma sociedade mais igual e radicalmente democrática.

Não temos fórmulas prontas, o Instituto vem para contribuir na formulação das soluções. Nossas portas estão abertas a todos que tenham a compreensão da necessidade da mobilização de toda a sociedade apontando o rumo que quer seguir. O que temos é a vontade e determinação de trabalhar pra que Campo Grande e as outras cidades do estado tenham projetos de políticas públicas capazes de melhorar a vida das pessoas. Acreditamos que é pelo debate e pelas sínteses entre as divergências que chegaremos a esses projetos. É para isso que está aberto o diálogo.

(*) Ricardo Ayache, presidente do Instituto Diálogo

Nos siga no Google Notícias