A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019

14/09/2014 09:00

Gentileza gera gentileza. E o que gera educação?

Por Ronaldo Mota (*)

Em geral e para muitos, gentil e educado são a mesma coisa. Ainda que coisas parecidas, são conceitos distintos e não totalmente relacionados.

O adjetivo gentil, etmologicamente do latim gentilis, refere-se ao que descende de nobre linhagem, portanto, demonstra elegância, e pela delicadeza e graça desperta empatia, seja pelo encantamento ou requinte de seus comportamentos.

Por educado, define-se aquele que se educou e, portanto, tem polidez e civilidade. Lembrando sempre aquilo que bem afirmou Albert Einstein: “educação é aquilo que fica quando esquecemos o que nos foi ensinado”.

Do ponto de vista da percepção e da ambiência, quando, por exemplo, em uma festa de família, é natural que todos os primos nos pareçam, e são gentis e educados. Quando imersos em ambientes hostis e inóspitos, todos podem nos parecer simultaneamente não gentis e mal-educados. Interessante é observar contextos em que eventualmente um conceito contradiz o outro.

Quando estamos em uma fila, por exemplo, é possível termos comportamentos gentis e mal-educados, bem como o oposto, não gentis, porém, educados. Aquele que com graça estabelece boas conversas pode, eventualmente, ser o mesmo que fura a fila ou é conivente com tal comportamento, sendo gentil ainda que sem ser educado. Da mesma forma, alguém mais fechado e pouco dado às gentilezas, mas que sendo intransigente contra qualquer má-educação, do tipo furar a fila ou outras não civilidades, demonstre educação, mesmo sem ser necessariamente gentil.

Não compartilho com o exemplo porque é generalizante e injusto, mas há quem diga que esta distinção ajuda a entender duas regionalidades: o carioca e o gaúcho. Na visão de alguns, sem meu endosso, o carioca seria claramente mais gentil, mesmo quando não totalmente educado; o gaúcho, por vez, propenso a ser não tão gentil, ainda que, em geral, mais educado.

Estabelecidas minimamente as diferenças, resta discutir os comportamentos que despertam mais uma característica ou outra. É correto afirmar que gentileza gera gentileza. E o que gera educação? O conceito ser educado é mais complexo do que aquilo que fica na esfera comportamental.

Educação vai muito além da escolaridade. Há escolarizados sem civilidade e há não-escolarizados com muita civilidade, ainda que escolaridade seja um dos ingredientes para definir o educado, mas longe de ser exclusivo e talvez não seja o principal. Alguns afirmam que educação vem de berço. Se assim o fosse, os irmãos seriam homogêneos e sabemos bem quão diversos eles são ou podem ser. Mesmo assim, o ambiente doméstico tem a ver com educação.

Em suma, parecer ou ser gentil é mais rápido perceber ou simular. Ser educado é mais complexo de se mensurar e mais profundo de tornar-se. Educação vai além dos limites da escola, da família, do trabalho, das ruas, dos amigos, ainda que contenha o todo. Educação é algo mais permanente, ainda que se reflita nas circunstâncias e nas peculiaridades de cada um e de cada grupo social.

(*) Ronaldo Mota é reitor da Universidade Estácio de Sá e professor aposentado da Universidade Federal de Santa Maria

ICMS e agrotóxicos: um exemplo de lucidez em meio ao caos
O amplo conjunto de ações impostas em 2019 por governantes brasileiros no sentido de fragilizar a proteção ao meio ambiente não tem paralelo na histó...
Compliance: benefícios práticos nas empresas
Um dos principais patrimônios de uma organização é, sem dúvidas, sua reputação, que pode ter impacto tanto positivo como negativo nos negócios. Indep...
Um olho no peixe, outro no gato
O agro brasileiro poderia ser bem mais assertivo em sua comunicação com os mercados, aqui e no exterior. Falar mais das coisas boas que faz, seguindo...
Como transformar a nossa relação com a natureza?
Falar em meio ambiente não é algo abstrato. Se traduz no ar puro que respiramos, na água que bebemos e na fauna e flora que nos cercam. Somos depende...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions