ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Artigos

Inovação, um urgente projeto de longo prazo

Carlos Gilberto Carlotti Junior e outros autores (*) | 19/08/2022 13:30

O conhecimento tem valor estratégico e econômico preponderante. A prosperidade é cada vez mais inalcançável sem investimentos em educação, geração de saber através da pesquisa científica e sua apropriação econômica.

No Brasil, as melhores universidades atingiram níveis de excelência na formação de profissionais e na geração de conhecimento, mas podem contribuir mais para que tudo isso seja incorporado ao cotidiano, participando da qualificação da atividade econômica e da formulação de políticas públicas.

A USP elegeu o apoio à inovação como uma de suas prioridades. Embora o termo apareça com frequência no debate público, falta clareza sobre sua fundamentação.

A inovação é um processo que parte de uma ideia e resulta em benefícios sociais, culturais, ambientais ou econômicos. Experiências de outros países mostram que impacto significativo só é obtido quando os setores governamental, privado e acadêmico criam em conjunto, com sintonia e sinergia.

A articulação entre os três setores exige objetivos de longo prazo, tenacidade e continuidade de planejamento e execução. O governo traz anseios da sociedade e precisa estabelecer áreas prioritárias na inovação.

Deve ter protagonismo no planejamento e na coordenação, se responsabilizar por infraestrutura urbana, com zoneamento para o compartilhamento de espaços conjuntos de criação, e por incentivos por período determinado e com exigência de contrapartidas. O arcabouço legal e fiscal precisa ser aprimorado para garantir segurança e agilidade.

O setor privado, por sua vez, possui sensibilidade para o potencial disruptivo, social e econômico, de ideias originais e criativas, contribuindo para atrair capital de risco. A participação das universidades vem do conhecimento acumulado e da exploração das fronteiras atuais do saber, além da formação qualificada dos jovens.

Inovações disruptivas são fruto da combinação do conhecimento criado por pesquisa científica e a percepção sensível dos potenciais impactos no cotidiano.

Há exemplos bem-sucedidos como o de Ontário, no Canadá. No final dos anos 1990, o governo local promoveu ações sistemáticas para acelerar a inovação. Compreendendo que o processo é local, com máxima eficiência quando colaboradores acadêmicos e privados atuam dentro de um raio de 30 km, Ontário criou 18 centros de inovação. Em vez de centralizar, o ideal é aproveitar as competências de universidades e a vocação econômica de seus entornos.

Em Toronto, o distrito de inovação MaRS entrou em operação em 2005. Era financiado com 100% de recursos públicos; atualmente, a fração é de 40%. Toronto é, hoje, uma das quatro mais importantes cidades da América do Norte em tecnologia e, ao longo dos últimos cinco anos, gerou a segunda maior quantidade de empregos nessa área no continente.

Nas eleições, os programas de governo devem contemplar um urgente projeto de Estado, com políticas a serem mantidas por ao menos duas décadas, para a sociedade colher os frutos de criatividade, engenhosidade, tenacidade e empreendedorismo de nossa gente.

(*) Carlos Gilberto Carlotti Junior é reitor da USP.

(*) Maria Arminda do Nascimento Arruda é vice-reitora da USP.

(*)  Paulo A. Nussenzveig é pró-reitor de Pesquisa e Inovação da USP.

(*) Raúl González Lima é pró-reitor adjunto de Inovação da USP.

Nos siga no Google Notícias