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No fundo você já sabe: educação e conscientização em compliance

Por André Tourinho(*) | 19/02/2024 16:46

“A adoção de boas práticas de compliance não é apenas uma questão de responsabilidade corporativa, mas uma necessidade vital para promover a confiança, a estabilidade e o desenvolvimento sustentável.”

Diante de um cenário empresarial cada vez mais regulamentado e atento às responsabilidades corporativas, a integridade, a transparência e o acolhimento têm se tornado não apenas valores desejáveis, mas imperativos essenciais para o sucesso e a sustentabilidade das organizações. É nesse contexto que grandes empresas se viram, nos últimos anos, perante um desafio crucial: a adoção de boas práticas de compliance.

Atenta aos compromissos, o programa de compliance da Eldorado Brasil prioriza o diálogo aberto com todos os seus públicos de relacionamento e, ano a ano, novas ações são criadas com intuito de fomentar os valores, a cultura de ética, integridade, conformidade e transparência nos negócios.

Desde 2020, a nossa companhia faz parte do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), e mantem compromissos totalmente alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A atuação da empresa faz conexão com os Dez Princípios do Pacto Global, que visa alinhar estratégias e operações aos princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, bem como o desenvolvimento de ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. Essa é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem 160 países.

Dentre as ações recentes, está a contribuição da companhia na produção do Guia de Boas Práticas Anticorrupção da Agroindústria, lançado em 2022, e desenvolvido pela Ação Coletiva Anticorrupção da Agroindústria, iniciativa do Pacto Global da ONU Brasil, da qual a Eldorado Brasil é uma das fundadoras.

O Guia exemplifica as melhores práticas essenciais para o ambiente de negócios, com foco no agro, um setor que desempenha papel significativo na economia brasileira, representando aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e quase 50% das exportações, dados divulgados pelo Guia de Boas Práticas Anticorrupção da Agroindústria em 2022.

Dada a sua importância, o agronegócio carrega a responsabilidade de liderar pelo exemplo na luta contra a corrupção, lavagem de dinheiro e práticas que comprometem a livre concorrência.

Foi por meio da colaboração no Guia que, em 2023, a Eldorado Brasil passou a apoiar a campanha “No Fundo Você Já Sabe”, e está divulgando uma série de oito vídeos que trazem dilemas éticos do dia a dia e as melhores práticas a serem adotadas nos negócios. Os materiais abordam temas como relacionamento com agentes públicos, lavagem de dinheiro, responsabilidade socioambiental, livre concorrência, conflito de interesses, doações e patrocínios, brindes, presentes, hospitalidades e medidas de prevenção, detecção e correção.

Compliance é ação contínua

O termo refere-se à conformidade com leis, regulamentos externos e internos, além de padrões éticos e princípios de governança corporativa. É uma medida proativa que visa garantir que as empresas operem dentro dos limites legais e éticos, evitando riscos jurídicos, financeiros e reputacionais. No entanto, a importância de sua adoção vai muito além do simples cumprimento de normas.

Grandes empresas têm um impacto significativo em suas comunidades, economias e no ambiente global. Sua conduta ética e conformidade legal não apenas influenciam suas operações internas, mas também afetam fornecedores, funcionários, clientes, concorrentes e a sociedade como um todo. Portanto, a adoção de boas práticas de compliance não é apenas uma questão de responsabilidade corporativa, mas uma necessidade vital para promover a confiança, a estabilidade e o desenvolvimento sustentável.

A relação de confiança dos investidores, clientes e partes envolvidas depende da capacidade da empresa de demonstrar integridade e responsabilidade em suas operações. Empresas que se comprometem com boas práticas de compliance não apenas minimizam o risco de sanções legais e multas financeiras, mas também fortalecem sua reputação e diferenciam-se positivamente no mercado, além de contribuírem para uma cultura organizacional mais ética, transparente e sustentável, centrada nas pessoas.

Ao priorizar o bem-estar dos colaboradores, e um ambiente de trabalho justo e igualitário, as empresas não apenas cumprem requisitos legais, mas também estabelecem padrões claros de conduta e responsabilidade. Isso cria uma mentalidade de ética e conformidade em todos os níveis hierárquicos, fomentando um bom ambiente de trabalho e, consequentemente, gerando mais performance e resultados positivos para a organização e suas áreas de negócio.

Acesse aqui o Guia de Boas Práticas Anticorrupção da Agroindústria.

(*) André Tourinho é gerente de Compliance Eldorado Brasil Celulose

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