A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 20 de Junho de 2018

19/07/2017 07:12

O que é um amigo para você?

Por Sandro Arquejada (*)

Amigo, segundo os dicionários, é uma pessoa que se tem afeição, com a qual mantemos relações próximas. No entanto, quando pensamos em um amigo, parece que esta explicação soa um tanto frágil e carente de maior sentido. Nossa memória afetiva entra em cena e transborda nossos sentimentos numa impressão bem mais positiva e vigorosa sobre a amizade, dando um significado muito maior.

Então, podemos sair da descrição gramatical e buscar interpretações mais profundas, como por exemplo, a filosofia e a Sagrada Escritura, na esperança de tentar aproximar nossa experiência e emoção com o sentido literal da palavra.

Os gregos classificaram o amor em três níveis: Eros, Philos e Ágape. Eros é o amor sensual, apaixonado, que contempla a beleza. Temos como exemplo de Eros o amor entre namorados e entre casais. Ágape é um amor incondicional, como o amor de Deus por nós. E finalmente, Philos é o amor fraternal, o amor entre amigos.

Para Epicuro, “a amizade é o máximo que a sabedoria da felicidade pode proporcionar na vida”. Segundo Aristóteles, “amigo é uma única alma habitando dois corpos”. Para Platão: “A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro”.

A Bíblia tem vários dizeres sobre amizade. O livro de Provérbios cita: “O amigo ama em todo o tempo: na desgraça, ele se torna um irmão” (Pr 17,17). O Eclesiástico nos diz: “Dá-te bem com muitos, mas escolhe para conselheiro um entre mil” (Eclo 6,6). Encontramos em Eclesiastes: “Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” (Ecle 4,10). E finalmente, Jesus nos chama de seus amigos: “Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês” (Jo 15,15).

Contudo, talvez possamos dar um toque pessoal a essas definições. A amizade pode ser uma das coisas mais importantes da vida, ou quem sabe, mais valiosa que seu bem mais caro. Mediante tudo isso, qual o conceito de amizade para você? O que seu amigo significa em seu interior?

Pois, ao final de tudo, a melhor definição de amigo é aquela que está em seu coração. É a sua experiência de ser e de ter um amigo que fará todo sentido para você. E quanto mais amigo você for, mais atrairá um bom amigo.

(*) Sandro Arquejada é missionário da Comunidade Canção Nova, formado em administração de empresas e autor dos livros “As Cinco Fases do Namoro”, “Maria, humana como nós” e “Terço dos homens e a grande missão masculina”, pela Editora Canção Nova.

Condução coercitiva e os aspectos jurídicos
Em que pese tratar-se de temática absorta pela legislação processual penal desde a década de 40 (especificamente 1942, quando da entrada em vigor do ...
A carne mais barata do mercado é a carne negra
Os números apresentados pelo Atlas da Violência de 2018 mostram a agudização nas tendências do perfil de assassinatos cometidos no Brasil: a vítima é...
O impacto da arte
Campo Grande foi agraciada neste fim de semana com um espetáculo de dança-teatro que, certamente, é digno de ser apresentado nas maiores cidades do m...
Promessas inviáveis
Nos próximos seis meses, assistiremos a três eventos: bons jogos de futebol, repetitivas eleições e promessas inviáveis. Os primeiros, em função da C...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions