ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, SEGUNDA  03    CAMPO GRANDE 20º

Artigos

Onde tem cana, tem energia

Por Marco Faria (*) | 14/07/2020 11:14

A cana-de-açúcar é um dos principais produtos da economia brasileira. Cultura que nunca para, movimenta o Brasil, é rica fonte de energia renovável.

O Brasil possui 9,5 milhões de hectares plantados, que produziram na safra 2019/20, 645 milhões de toneladas de cana. Os números são impressionantes, mas é importante dizer que não cultivamos apenas cana, cultivamos energia.

Da cana, são produzidos açúcar, etanol, biodiesel, bioplástico, ração animal, energia limpa, entre outros produtos, em geral com processos suportados por energia gerada pela sua própria biomassa.

O açúcar, por exemplo, é uma fonte direta de energia.  Insumo fundamental para a vida, o produto está presente no dia a dia do brasileiro. No café, no pão e em inúmeras fontes que dão força para as atividades cotidianas.

Nas ruas e nas estradas, o etanol, energia renovável, 100% brasileira, movimentando o Brasil que vai mais longe. Sem falar no biodiesel, que transporta do trabalhador todos os dias, na missão diária de enfrentar seus desafios.

A cana é ainda, alternativa limpa que ilumina as cidades, energia elétrica sustentável da biomassa, em favor do brasileiro.

E ao lado dessa cultura que nunca para, a FMC está há mais de 40 anos ajudando o agricultor com soluções inovadoras, eficientes e sustentáveis. Presente em todo o ciclo da cultura, atuando desde o plantio até a colheita, com produtos de alta qualidade e excelente performance, a FMC se orgulha dessa parceria e sabe que investir em cana é investir no brasileiro.

Somos líderes na cultura da cana e continuamos investindo em novas tecnologias para continuar contribuindo com o crescimento do setor sucroenergético. Movidos a inovação, buscamos constantemente oferecer programas de manejo e soluções sustentáveis, atendemos as necessidades do produtor e permitindo que o canavial expresse o máximo do potencial produtivo.

Dessa forma, contamos com o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Paulínia da FMC que é a única estação que desenvolve inovações exclusivas para setor sucroenergético para a companhia em todas as localidades do mundo. Agora, queremos ir além nessa parceria e mostrar a importância da cana para o nosso país, e para o mundo. Inovando juntos, para o Brasil não parar. Onde tem cana, tem FMC.

(*) Marco Faria é diretor comercial da FMC Corporation, companhia de ciências para agricultura.