ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Artigos

Os riscos de uma reforma na educação que só busca resultados

Por Samy Pinto (*) | 15/03/2017 13:18

Recentemente, fortes críticas vem caindo sobre a reforma do ensino médio brasileiro, projeto anunciado pelo Ministério da Educação do governo Michel Temer. Apesar das divergências apresentadas pelos críticos, é importante salientar o ponto positivo de se conversar sobre o tema no país, porque é a educação, sem dúvida nenhuma, o melhor investimento de verbas públicas que pode haver em uma nação. Uma população bem estudada trará sempre benefícios para o Estado. O que preocupa, de fato, é o desenho que está se formando com a reestruturação nas disciplinas da escola no Brasil.

Sob o ponto de vista do ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, a juventude precisa e deseja esta reforma, que visa um aumento de horas anuais para o ensino médio, além de alteração na grade curricular, que permitirá que o aluno escolha, a partir de determinado ponto, uma área de especialização. Outro passo do projeto é a possibilidade de contratar professores sem curso, e sim por notório saber, para atender cursos técnicos. Essa escola que está sendo desenhada hoje é pequena, que busca atender apenas a indústria do resultado.

O que a juventude precisa e busca, e se vê isso nos protestos que acontecem no país, é uma boa escola, com bons professores. O problema da qualidade das instituições e da falta de interesse dos estudantes na aprendizagem não é consequência do número excessivo de disciplinas, como argumenta o ministro Mendonça Filho e sua equipe.

O motivo da educação não estar interessante no ensino médio não é a física, química, história e geografia, que deixa pesado a grade curricular do estudante, o que pesa é a mediocridade dos cursos e a falta de preparo do docente, que muitas vezes não tem o apoio necessário para desempenhar seu papel em sala de aula.

Diminuir as matérias que os alunos precisam estudar e deixar que eles decidam a própria grade curricular, baseados na escolha profissional, é ceder ao jogo do imediatismo, ao jogo do mercado. Ao chegar no final do ensino médio, o estudante ainda tem que passar pela graduação, que deve durar entre quatro e cinco anos, o que torna a pedir para a escola prepará-los para o campo profissional de uma urgência pequena.

A função da escola não é educar para o mercado, mas sim para a vida. Tem o papel de ser um espaço que fará o estudante se encontrar e situar-se no mundo. Eis a importância da filosofia, da sociologia, da história e geografia, como também conhecer a física, química e biologia, além de português e matemática. E com todas essas disciplinas, discutir sobre a realidade, aprender e refletir.

Então o cerne da questão se volta para o professor, e não para o modelo, e tão pouco para o currículo atual das escolas. Este, personagem central neste trama, é o responsável por tornar os conhecimentos atrativos. O saudoso Rubem Alves foi muito feliz em criar um paralelo entre a educação e a gastronomia, pois não se come ferro e proteínas, mas se come uma boa carne temperada, um bom feijão gostoso e apetitoso. Atrás dos pratos vem os componentes nutricionais. Atualmente, o saber não está saboroso, o que devia encantar os estudantes está insosso e desinteressante. E é neste ponto, de diagnosticar qual é o real motivo do desânimo do aluno, que o projeto falha.

Investir de forma concreta e segura na formação dos professores, e na mudança de status para esse profissional, é uma das soluções coerentes para o ensino médio brasileiro. Se os educadores tivessem mais qualificações, todas as matérias seriam saborosas, todos os estudantes estariam extremamente envolvidos, e talvez estariam com a deliciosa dúvida de qual carreira seguir. Porque o mestre de matemática encantou ele, o de química também, mas o de literatura foi fascinante. O de filosofia ajudou ele a pensar, e o de educação física fez com que ele cuidasse do corpo.

Criar um projeto que valorize o profissional da educação é uma questão muito séria e precisa ser discutida, ainda mais quando se pensa no futuro. O mercado atual desfavorece a qualificação do educador, a posição é daquele que não conseguiu dar certo na economia, na engenharia, etc, o que leva a necessidade de colocar um notório saber, o que não é uma boa ideia para ensino médio. Então, não se resolve o cerne da questão. O professor precisa ser uma das profissões mais bem valorizadas da sociedade, porque se não for assim, as melhores mentes das poltronas escolares e acadêmicas, não quererão lecionar. E nas mãos de quem ficará as crianças que estão por vir?

Finalizando, muito se tem escrito sobre a forma arbitrária em que se traz uma medida provisória às devidas reformas do ensino médio. Não deve ser esse o ponto em questão, até mesmo porque, se o governo assume pelas vias legais o poder, ele tem a responsabilidade de reunir técnicos para provocar mudanças que visam o bem estar e uma melhoria de qualidade de todos os serviços no país. Então, não é despótico quando um técnico traz uma proposta para beneficiar os cidadãos. Entretanto, esta reforma não parece benéfica. A conclusão é que o professor é quem de fato tem as respostas para a melhoria da educação no Brasil.

(*) Samy Pinto é rabino, formado em Ciências Econômicas, se especializou em educação em Israel, na Universidade Bar-llan, e fez mestrado e doutorado em Letras e Filosofia, pela Universidade de São Paulo (USP). 

Nos siga no Google Notícias