ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Artigos

Os ventos da mudança, por Heitor Freire

Por Heitor Freire (*) | 18/08/2012 15:50

Os ventos da mudança estão começando a soprar. E quando os ventos começam, obedecem a uma sequência natural em que a velocidade vai se acelerando aos poucos, tomando corpo, aumentando até que a sua força adquira contornos irresistíveis, levando tudo de roldão. A força da natureza não encontra resistências. Assim é também na política.

Lembro-me da eleição para governador no Rio de Janeiro, na primeira direta para governadores, logo depois da anistia. Leonel Brizola tinha 3% das intenções iniciais de voto; Sandra Cavalcanti navegava tranquila em mares de almirante, com robustos 60% na preferência do eleitor. Aí os ventos da mudança começaram a soprar. Para resumir, Brizola foi eleito.

Sinto que os ventos da mudança começaram a soprar no planalto da serra de Maracaju. A posição geográfica de Campo Grande é exatamente nessa região.

As eleições municipais que se realizarão neste ano prenunciam uma grande oportunidade para mudanças significativas. Começa a despertar uma consciência cívica, que vai se tornando um fato político da mais alta relevância.

Dentre os candidatos a prefeito de Campo Grande, começa a despontar o nome de Reinaldo Azambuja que, unido a Athayde Nery, gradativamente, está ganhando a preferência de setores representativos da nossa cidade. As pressões que ambos receberam para renunciar às suas candidaturas não foram poucas.

Mas assim como o bambu, que enverga mas não quebra, souberam com muita personalidade, consciência e coerência resistir. Um pé de bambu não cresce sozinho. No meio da Revolução Francesa, Danton aconselhou de l’audace, encore de l’audace, toujours de l’audace (“Audácia, mais audácia, sempre audácia”). E é este pensamento que está norteando as ações destes candidatos.

As primeiras pesquisas divulgadas colocam os candidatos Reinaldo e Athayde em 4º lugar. Mas esta posição que representa uma colocação num dado momento, é relativa. O que estimula e ativa a campanha deles: em cada lugar onde se apresentam, após a divulgação de suas propostas, que tem a ética como coluna mestra, sente-se claramente que elas mereceram a aprovação dos presentes, gerando assim uma força transformadora que se irradia pelos comentários que cada eleitor começa a fazer. Inicia-se a corrente da mudança.

Outro ponto muito importante do seu programa de governo é a participação popular. Para elaborar o seu projeto, foram ouvidas 120 mil pessoas da nossa capital. Haverá uma ênfase no fortalecimento dos conselhos regionais. O seu programa está sintonizado com o Programa Cidades Sustentáveis, o que dará à nossa capital um novo cenário.

Este Programa consiste em estimular a participação da comunidade local na tomada de decisões. Em consonância com ele, a economia urbana deve ser gerida preservando os recursos naturais, a equidade social, o correto ordenamento do território, a mobilidade urbana, o clima mundial, a conservação da biodiversidade, entre outros aspectos relevantes.

No seu plano de governo, Reinaldo promete divulgar diariamente a posição de caixa do tesouro municipal (como fez em sua administração municipal em Maracaju), dando transparência total aos pagamentos e aos recebimentos de verbas, para que a população possa acompanhar o movimento financeiro.

Essa iniciativa de um administrador público só se viu em nosso estado quando o dr. Harry Amorim Costa, nosso primeiro governador divulgava diariamente, pelo Diário Oficial, a posição de caixa do tesouro. Depois que ele foi demitido (era governador nomeado), essa prática nunca mais foi adotada. Por que será? Os administradores têm muito a esconder?

A cidade de Maracaju na administração do Reinaldo deu um salto: do 12º lugar que ocupava no concerto dos municípios do estado passou para o 5º lugar de cidade mais importante.

Foi também a primeira no estado, a ter 100% de ruas asfaltadas. Foram instaladas rede de esgoto e estação de tratamento de esgoto. A sua liderança se consolidou quando foi presidente da Assomasul, Associação dos Prefeitos de Mato Grosso do Sul, onde eleito por unanimidade.

Enfim, a campanha está nas ruas. Cabe ao eleitor consciente acompanhar e decidir. Eu já fiz a minha opção: votarei no Reinaldo Azambuja para prefeito e no Athayde Nery para vice.

(*) Heitor Freire é corretor de Imóveis e advogado.

heitorfreire@heitorfreire.com.br

Nos siga no Google Notícias