A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 22 de Junho de 2018

01/09/2015 08:24

Pais, filhos e algo mais

Por Kleber Gomes (*)

Não são poucos os lares nos quais o desequilíbrio chegou e tomou conta. Conflitos, irresponsabilidades e toda sorte de amargura desempenham um grande impacto em muitas famílias, hoje, Brasil afora. Nesse contexto aqui lembrado, o que esperar da relação entre pais e filhos existente atualmente?

Podemos elencar quatro ingredientes vitais para a plena harmonia entre pais e filhos, quaisquer que sejam as condições sociais, culturais ou econômicas de sua família. O que vale é avaliar com seriedade e sinceridade se os mesmos estão presentes aí, neste exato momento, na alma do seu lar, em cada cantinho de sua casa e nos vínculos que devam existir entre pais e filhos leitores dessas linhas.

Citamos em primeiro lugar o diálogo, sem o qual muitos lares têm enfrentado todos os tipos de desentendimentos e de ausência de metas e de ideais. Dialogamos hoje com tudo, por meio das redes sociais, com os amigos virtuais, com as localidades mais remotas, no entanto, em muitos momentos, a um metro de distância está o ente querido isolado, pois valorizamos tudo menos os momentos importantes de acesso ao coração daqueles que convivem conosco debaixo do mesmo teto. Uma pitadinha de diálogo diária começa a fazer uma diferença e tanto em sua vida familiar.

Um segundo ingrediente que não pode faltar de maneira alguma entre pais e filhos é a fé de que todas as adversidades, quaisquer que sejam, podem ser superadas, alcançando-se a bonança que só vem depois das maiores tempestades. A perseverança somente acontece nos lares onde essa fé existe.

Não é o seu tempo hoje o de desistir. A fé de que dias melhores virão, mesmo que o presente não apresente em nada uma luz no fim do tiunel, traz todo um sabor de querermos mais, de querermos avançar e de chegarmos lá. A fé é o nutriente que nos mostra que além da linha do horizonte existe o amanhã, o futuro, a colheita fruto do plantio hoje realizado.

O terceiro elemento necessário a todo e qualquer lar é a prática do verdadeiro amor. Precisamos aqui destacar que praticar o mais nobre de todos os dons envolve ir além dos poemas, das canções e dos mais belos discursos que podemos empreender. Pontes são erguidas sobre inimizades, o perdão volta a ser uma realidade e a paz levanta bem alto a sua bandeira em locais onde o amor é vivido com intensidade.

Os nossos maiores discursos sobre o amor são nulos diante de atos de vingança e de competição que teimamos continuar executando em nossas casas. O amor é a liga e o cimento que faltam a um grande número de famílias da atualidade.

E por último vale destacarmos o valor que devemos dar aos pequenos detalhes da vida. Vivemos tão focados na busca das grandes colheitas, dos resultados gigantescos e das maiores e melhores vitórias. Esquecemo-nos assim do brilho do olhar do filho que recebe o pai ao final de um dia de intenso trabalho. Não damos mais importância a um piquenique com a família naquele parque que um dia trouxe alegria e momentos de descontração lá no passado.

Não nos lembramos mais da última vez que saímos com os filhos de dentro das quatro paredes e com os olhos fixados no céu contemplamos a luz das estrelas distantes. Os pequenos detalhes, os pequenos gestos e os atos mais simples trazem-nos um brilho sem igual, que dificilmente encontraríamos sob os maiores holofotes da atualidade.

O desafio acabou de chegar para você. Pegue com cuidado cada um desses ingredientes e coloque no dia a dia da comunhão e da aproximação com a sua família. Cremos serem sem igual os resultados colhidos todas as vezes que nutrimos os nossos lares com cada um dos elementos acima citados. Experimentemos e vejamos um colorido a mais na vida moderna que temos vivido. De repente, você descobre o porquê de estar, há tempos, vendo quase tudo em preto e branco.

(*) Kleber Gomes é pastor evangélico da Igreja Batista Ebenézer, na Vila Pioneira em Campo Grande, e terapeuta familiar.

O país onde tudo é obrigatório
Nos Estados Unidos, na França e na Inglaterra, as regras ou são obedecidas ou não existem, por que nessas sociedades a lei não é feita para explorar ...
Universidade pública e fundos de investimento
  A universidade pública não é gratuita, mas mantida pelos recursos dos cidadãos. E por que a Constituição brasileira escolheu determinar esse tipo d...
Uma nobre atitude de cidadania e espiritualidade
A solidariedade é intrínseca à condição humana, um dever moral que vai além da dimensão religiosa, pois todos somos gregários e frágeis. A bondade é ...
Servidor público da Previdência Social
Os servidores da Previdência Social, em especial aqueles que trabalham no INSS, estão totalmente sem norte, em virtude das mudanças políticas promovi...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions