A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019

27/04/2016 10:20

Por mais juventude na política

Por Marquinhos Trad (*)

Temos a tendência de dizer que os jovens não gostam de política. Será verdade? Desconfio que não. Os jovens não são sujeitos isolados do restante da sociedade. E, se a sociedade tem sido solo para o germe de um sentimento de descrença na política, é natural que os jovens também reflitam este sentimento. Mas, isso significa que a juventude rejeita a política?

Para responder a esta pergunta temos, primeiro, que decifrar outra: o que é política? Pesquisas recentes têm feito este questionamento à juventude. Tem sido comum entre as respostas, a seguinte afirmação: “Não gostamos de política”. No entanto, esta postura muda radicalmente quando o tema passa a ser participação social. Quando isso ocorre, os jovens atribuem grande importância ao tema, mostram engajamento.

Ora, a participação social não é a melhor tradução da política? Política não é apenas partido e governo. A noção de política, pelo contrário, se amplia para a ideia de participação pública e coletiva. Que jovem, hoje, não se identifica com engajamento social? As recentes manifestações mostram este envolvimento profundo.

Sim, os jovens se importam com a política, e são fundamentais em seu desenvolvimento. Sua participação na vida pública de seu município, de seu estado, do país, é vital. São eles que - a partir de sua formação humana, profissional e religiosa – terão papel de destaque na definição dos rumos da nação.

Pobre do país que não houve seus jovens, nos mostra a experiência e, também, a palavra sagrada. “Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem”, diz o apóstolo Paulo em I Timóteo 4:12.

O jovem é um revolucionário. É dele que surgem as faíscas que detonam a construção do futuro. Esta chama não pode ser abafada, mesmo que, por vezes, imaginemos - em nosso receio do novo - que ela se alastrará fora do nosso controle. É preciso dar crédito ao poder afirmativo de nossos moços e moças.

Portanto, em um momento em que precisamos tanto de união e de entendimento, envolver a juventude no propósito de um país mais coeso é papel de todos nós. Por isso a importância de incentivar o debate de ideias, a livre manifestação de pontos de vista. Somente assim poderemos fazer despertar nos mais novos a certeza de que os temas públicos dizem respeito à sua vida. É necessário fomentar no jovem o gosto da participação.

(*) Marquinhos Trad é deputado estadual pelo PSD.

Antônio Baiano – Um Gigante
Roseli Marla, minha cunhada querida, neste momento de profunda tristeza que todos estamos vivendo com a morte prematura do nosso querido Antônio Baia...
Projeto de lei pretende punir quem ocultar bens no divórcio
Quem milita na área do Direito de Família está, infelizmente, mais do que acostumado a se deparar com inúmeros expedientes para fraudar o direito à m...
Internet, Vínculos e Felicidade
A cada dia estamos passando mais tempo em celulares e computadores. Tanto que muitas vezes, quando maratonamos seriados, até a televisão pergunta: "t...
Origem espiritual da Profecia
Em minha obra Os mortos não morrem, transcrevo estudos abalizados e relatos interessantíssimos sobre a realidade da vida após o fenômeno chamado mort...


Não gostamos de política... Tenho 20 anos, Ensino Médio Inc/.

Acho que, nós, jovens nascemos, sem orientação e rumo, de que modo vivemos e criaremos e realizemos em nossas vidas, certas pessoas pelo menos já nascem em família as nas quais equipara ao rumo da sabedoria equivalente à conquista do sucesso, nós jovens necessitamos de medidas que em salas de aulas nos explica o por que somos, oque somos e por que estamos fazendo o que se faz, mas nunca o por que do estudo à educação.
Todo Brasileiro deve saber à Constituição e direitos e por que àqueles existem.
Somos manipulados... - Ajudai o próximo, mas sem a ajuda, sem realização e nada.
- O segredos estas nas palavras. Quem ajuda ajuda o outro e ajuda o outro também ira te ajudar, mas... O que falta é os meios e portas há juventude
 
JovenPR20 em 27/04/2016 15:49:20
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions