ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Artigos

Por que ler para seu filho?

Talita Martins (*) | 06/10/2021 14:11

Neste artigo, quero conversar com você, que tem filhos ou que trabalha com crianças, do porquê é tão importante desenvolver o hábito diário de ler para elas. Saiba: quanto antes começar, maiores serão os benefícios. Mas, nunca é tarde para dar o primeiro passo. Não existe uma idade limite. De crianças pequenas a adolescentes, a leitura em família pode acontecer até o momento em que for prazeroso para todos.
Então, vamos lá! O primeiro motivo para você ler para uma criança pequena é a promoção do vínculo afetivo. Separe um momento para a leitura, em um espaço aconchegante e sem distrações. Estar disponível para isso, com certeza, trará muitos frutos na relação entre pais e filhos.
O segundo motivo é que a leitura em voz alta, realizada por um adulto, preferencialmente, os pais, aumenta, consideravelmente, o vocabulário e promove o desenvolvimento da compreensão auditiva. Em um estudo sobre ciência da leitura, feito por Batty Hart e Todd Risley, comprovou-se que o vocabulário tem uma relação direta com a inteligência, com o sucesso acadêmico e com as habilidades sociais da criança. Mas, como o vocabulário se relaciona com a inteligência? Ora, quanto mais a criança sabe, mais facilidade ela tem para aprender, como em um ciclo virtuoso. Cada palavra que o pequeno conhece é um gancho para novos conhecimentos. Assim, quanto maior o vocabulário, maior a compreensão auditiva, melhor o indivíduo compreende o mundo e se relaciona com ele. A leitura em voz alta expõe as crianças a uma audição qualificada, pois a linguagem que nós utilizamos no dia a dia, por mais que conversemos muito com as crianças, ainda é uma linguagem muito aquém daquilo que está nos bons livros, em termo de riqueza de vocabulário.
O terceiro motivo para você realizar a leitura em voz alta é estimular e desenvolver a imaginação e os sentidos do ouvinte. Cada vez que você lê uma história, que você mostra um livro com belas imagens, que expõe a criança a essa experiência, você evoca dentro dela as memórias, as sensações, as coisas que ela ouviu e viu; ativa saberes já instalados, instigando a imaginação de cenas, personagens, cores, sabores, cheiros; deixa evidente para a criança que a leitura é um processo de ativação interior. Portanto, a leitura desenvolve o pensamento e a empatia em níveis cada vez mais profundos.
O quarto e último motivo que dou a você para ler aos seus filhos é que a leitura proporciona uma primeira entrada no mundo da cultura. O livro tem um autor, um ilustrador, uma editora, uma história que foi inventada, reescrita ou que veio de uma tradição milenar. Ensinar as crianças e os adolescentes que o livro é uma obra rica, que por meio deles podemos nos divertir e também aprender é um grande legado para a formação de cidadão leitores.
 Gostou? Te convenci? Que tal começar? Para isso, deixo mais algumas dicas: estipule um momento calmo para você e seu filho e estabeleça uma constância no começo, até que vire um hábito. Não desista nas primeiras tentativas quando seu filho sair correndo ou ficar mexendo em algum brinquedo enquanto você conta a história. Lembre-se de que ele pode estar ouvindo toda a história, mesmo sem estar olhando para você. Com o tempo e o amadurecimento, ele aprenderá a se portar com um bom ouvinte. Adquira alguns livros bons, com narrativas interessantes e belas imagens, que, quanto mais realistas forem, melhor. Atente-se se a história é indicada para a faixa etária e se apresenta uma boa reflexão moral. Use sua voz e entonação para envolver seu filho. Finalizo, dizendo: aprecie muito esse momento valioso da relação de vocês. Divirtam-se.

Talita Martins(*) é mestre pela UFMS em Saúde, Educação e Desenvolvimento e diretora da Educação Infantil da Escola Harmonia.

Nos siga no Google Notícias