A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 25 de Junho de 2018

08/11/2014 14:00

Preparação para o trabalho

Por Luiz Gonzaga Bertelli (*)

Passada a campanha eleitoral, chegou a hora de o Brasil unir-se novamente para uma agenda em comum. Tema presente nos debates políticos, a educação deve ser priorizada acima das ambições partidárias, para minimizar os graves gargalos da baixa produtividade, da falta de mão de obra qualificada e, por consequência, da estagnação econômica. Mudar o quadro depende de eficiência na aplicação dos investimentos públicos, além de um projeto estratégico que busque melhorar a qualidade de ensino nas escolas e universidades.

Nas últimas décadas, o Brasil cresceu no plano educacional. A universalização do acesso ao ensino fundamental foi importante para aumentar a escolaridade dos jovens, com impactos até na diminuição das taxas de analfabetismo. No entanto, aumentou a pressão sobre o ensino médio, que ganhou um grande contingente. O antigo colegial precisa ser reestruturado, com uma grade curricular mais moderna, que contemple as mudanças do mundo globalizado. Não dá mais para pensar em ensino sem noções que insiram o jovem no mercado de trabalho.

O CIEE, com mais de 50 anos de experiência em facilitar a entrada dos estudantes no mundo laboral, abre suas portas para que os alunos do ensino médio possam obter uma oportunidade de estágio em empresas parceiras e órgãos públicos. Para isso, basta estar legalmente matriculado e estudando. No portal CIEE (www.ciee.org.br), o estudante pode fazer o cadastro gratuito e se inscrever diretamente a processos seletivos abertos, ou aguardam vagas de acordo com seu perfil.

A experiência de estágio ajuda o jovem a definir sua futura carreira, coloca-o em contato com profissionais experientes, com as exigências do mundo corporativo – tanto técnica como em termos de comportamento –, melhora o currículo, a autoestima, além de aprimorar noções de responsabilidade e respeito.

Educação de qualidade e a preparação do jovem para o mercado de trabalho são exigências indispensáveis para o bom andamento da economia, do desenvolvimento social e do exercício da cidadania.

(*) Luiz Gonzaga Bertelli é presidente Executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da Academia Paulista de História (APH) e diretor da Fiesp.

A corda arrebenta para todos
Ao pensar na África, geralmente formamos imagens com exuberância de recursos naturais. Falta de água nos remeteria aos desertos daquele continente, e...
Os três pilares do aprendizado
A educação brasileira passa por um profundo processo de transformação com a implantação da nova Base Nacional Comum Curricular. Precisamos estar pron...
O país onde tudo é obrigatório
Nos Estados Unidos, na França e na Inglaterra, as regras ou são obedecidas ou não existem, por que nessas sociedades a lei não é feita para explorar ...
Universidade pública e fundos de investimento
  A universidade pública não é gratuita, mas mantida pelos recursos dos cidadãos. E por que a Constituição brasileira escolheu determinar esse tipo d...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions