ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Artigos

Protesto contra tudo...

Por Antônio Cézar Lacerda Alves (*) | 20/06/2013 11:11

Os políticos estão per-ple-xos!!! Os do alto, do médio e do baixo clero, a chefa, os subordinados, os apaniguados, os puxa-sacos, todos, sem exceção, estão perplexos! Nunca antes na história deste país – e, nem na história deste mundo – aconteceu algo parecido com isto que está acontecendo:

Protesto Contra Tudo! Contra o aumento da passagem, contra uma tal PEC que poucos sabem o que ela quer dizer ou o que significa, contra a Copa, contra os produtores rurais e também contra os índios, contra a carestia, contra o preço do tomate, contra a corrupção, contra a máfia dos hospitais, contra o descaso da saúde, da educação, contra a polícia, contra quem é contra e contra quem é a favor... E o pior é que não dá pra saber aonde “isso” vai chegar ou quando vai parar; mas, “geralmente”, essa “coisa generalizada”, costuma dar a lugar nenhum.

Existe, porém, algo no ar, uma sensação do tipo: “Tô gostando!”. A população, de um modo geral, está gostando. Os pais estão gostando e aplaudindo a atitude do filho que está participando do movimento. Aquele pai e aquela mãe que se desencantavam com esse estilo meio “desinteressado”, com as baladas fanks ou sertanejas dos filhos, estão curtindo esse novo lado político deles.

Só para terem uma ideia, algumas mães, a pedido de filhos que estão em viagem pelo estrangeiro, foram às ruas para substituí-los. Enfim, de um modo geral, aquela parte da população que não está participando diretamente, está gostando dessa “coisa perplexa” que está acontecendo. Então, talvez, “isso” possa dar em algum lugar... Mas, aonde? Impeachment da Presidente Dilma? Fim da “Era PT”? Aonde...?

Muita gente fica se perguntando sobre o “que” precipitou essa força estrondosa do movimento. A princípio, parecia que ia dar em nada e, de repente, o movimento ganhou corpo. Por quê? A história mostra que as guerras costumam eclodir por coisas sem importância, às vezes pelo “pisão no pé”, ou por um “olhar de esguelha”, ou por um simples balde d’água! Não tenho dúvida de que a desproporcional resposta da polícia, avalizada, inclusive, pelos seus respectivos governantes (Alckmin e Cabral), deu gás para que o movimento ganhasse corpo; mas, o estopim foi aquele infeliz comentário do jornalista global Arnaldo Jabor...!

De qualquer modo, sinceramente, eu já sabia que um dia isso iria acontecer. E também estou gostando disso... E mais. Apesar dos pleitos não serem específicos é possível identificar, mediante liquidificação da VOZ GERAL, a verdadeira causa do protesto que se estende pelo país: MÁ QUALIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO (SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, TRANSPORTE, ETC. ETC). Em outras palavras, nós pagamos o imposto mais caro do mundo, e temos um serviço público de terceiro mundo. Essa é, realmente, uma dívida histórica do Brasil para com o povo... E chegou a hora da cobrança!!!

 (*) Antônio Cézar Lacerda Alves é advogado.

Nos siga no Google Notícias