ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Artigos

Qualidade para antever o futuro da indústria

Por Anderson Bambirra (*) | 06/10/2018 13:57

A qualidade na indústria acompanha as constantes mudanças disruptivas, orquestradas pelos avanços das tecnologias e inovações que movem o mercado. Cada vez mais, o fator diferencial da qualidade é colocado num pedestal diante das rápidas alterações que estamos vivendo em todo o mundo.

Fatores humanos e comportamentais, porém, mantêm-se estratégicos para a área da qualidade, uma vez que o senso de trabalho em equipe, a gestão sistêmica e a necessidade de especialização constante dos profissionais continuam em voga e em crescente importância para o avanço rumo à Indústria 4.0, um fator tão complexo no Brasil.

As abordagens que inter-relacionam comportamento e ciência da qualidade são fundamentais para entender e antever o futuro da indústria diante das várias alterações que vem sendo inseridas nas fábricas e nos escritórios e determinam os caminhos a serem tomados. As estratégias devem se moldar ao contexto, podendo ser repensadas para se adequarem às transformações que vivem o setor e o mercado.

O necessário alto rigor exigido pela qualidade também deve elevar os níveis de eficiência e produtividade, questões marcantes da velocidade das transformações advindas da Indústria 4.0. As organizações asseguram esses fatores com crescentes investimentos em tecnologias e inovações, mas também com a gestão da excelência de seus sistemas e ferramentas, adaptando às realidades de cada corporação e do mercado que as rodeiam.

Quem tiver interesse em discutir esses e outros assuntos relacionados à qualidade está convidado para participar do Simpósio SAE BRASIL de Qualidade 2018, que será realizado dia 18 de outubro, na Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), em Belo Horizonte, MG.

(*) Por Anderson Bambirra é engenheiro, diretor de Qualidade da Aethra e chairperson do Simpósio SAE BRASIL de Qualidade 2018

Nos siga no Google Notícias