A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 15 de Novembro de 2018

18/10/2011 11:46

Questão de atitudes

Por Soeli de Oliveira*

Ser empreendedor é estar o tempo todo descobrindo maneiras de se desenvolver, seja criando o que ainda não existe, seja melhorando as condições já existentes. Atitude é comportamento, modo de proceder ou de agir. Para ser bem-sucedido nos negócios, o empreendedor terá de cultivar algumas qualidades e atitudes que são indispensáveis:

Buscar oportunidades - O conhecimento é o ponto de partida em qualquer negócio. Conhecendo o mercado, fica mais fácil observar onde estão as oportunidades. Quanto maior o conhecimento da realidade e quanto maior o entendimento da área em que se pretende atuar, menores serão os riscos.

Ter Iniciativa - Sair da zona de conforto. Ser disposto a agir.

Ter metas - Saber o que quer. Ter objetivos claros e bem definidos. Sem metas, perde-se o foco, pois “quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Toda meta deve ser desafiante. Estabelecer metas é muito importante, pois especifica o que se quer e as condições para isso: tempo (quando), o quanto e aonde se quer chegar.

Ser persistente - É insistir nos planos, procurar soluções alternativas e buscar resolver todos os problemas. Ser persistente não é ser teimoso, é enfrentar as dificuldades. Pode não ser fácil, mas é uma atitude fundamental para se alcançar o sucesso.

Ser organizado - Ser disciplinado e respeitar processos. Ter um lugar para cada coisa e ter cada coisa em seu devido lugar. Sendo organizado ganha-se tempo - “time is money”. Também passa-se uma boa imagem para o mercado e imagem é tudo em marketing, pois é através dela que se forma uma marca.

Estabelecer e cultivar relacionamento - Buscar novos e cultivar antigos contatos que possam ser uteis à empresa. Donos de negócio precisam saber se relacionar com pessoas, tratá-las bem, ser atenciosos. Pessoas são as mais preciosas fontes de informações e soluções.

Ser persuasivo - persuasão é a capacidade de influenciar pessoas. Um empresário tem de desenvolver a capacidade de fazer as pessoas perceberem o que ganham colaborando com as suas sugestões.

Planejar e monitorar sistematicamente os resultados - planejar as metas e acompanhar os resultados e se necessário corrigir o curso das ações para atingir os objetivos.

Melhorar sempre a qualidade e a eficiência - A exigência de qualidade e eficiência é sempre um diferencial em qualquer negócio. Quando se oferece a qualidade e eficiência que os clientes esperam, se desenvolve uma relação de confiança. É seu hábito pesquisar maneiras para melhorar a qualidade e tornar seus produtos e serviços mais eficientes? É preciso surpreender e melhorar sempre, para superar as expectativas e se destacar em relação à concorrência. Mesmo pequenas mudanças são passos significativos em direção ao sucesso. Desejo que você seja muito bem-sucedido(a) no desenvolvimento dessas características empreendedoras.

(*) Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante das áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação do Instituto Tecnológico de Negócios, e-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo - RS

Triste boa notícia
A leitura é um dos maiores prazeres da vida. Mergulhar fundo no mar de palavras de belezas naturais, que ficam maravilhosas quando juntadas com maest...
Fim do Ministério do Trabalho: avanço ou supressão de direitos?
Numa eleição marcada por antagonismos e forte polarização, todo ato do presidente eleito tem sido motivo de fortes críticas, com especial endosso e e...
Brasil — Vocação para o progresso
Nas comemorações dos 129 anos da Proclamação da República, reflitamos sobre o papel do Brasil no contexto mundial, que é também o de iluminar as cons...
Eu sou eu e...
A busca de orientação para nortear nossas vidas nos proporciona caminhos os mais variados. Na medida em que essa busca se realiza por meios que se ba...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions