A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 23 de Junho de 2017

21/06/2015 09:00

Rede social: vilã ou aliada da produtividade?

Por Sidney Cohen (*)

Uma empresa especializada em recrutamento e seleção realizou recentemente um levantamento com cerca de 200 profissionais, para analisar até que ponto as redes sociais podem afetar no desempenho. Ela concluiu que 46% dos profissionais checam as redes sociais durante o horário de trabalho e 42% desse mesmo público, passa ao menos uma hora por dia ligado nas redes de relacionamento durante o expediente, comprometendo de forma direta os resultados.

A rede social, como toda solução, se usada de forma correta, proporcionará benefícios, principalmente relacionados à produtividade. Seguem algumas recomendações para o seu uso adequado:

Horário: Se a rede social não é a ferramenta de apoio ao seu trabalho, utilize fora do horário do expediente. Caso contrário, use focado ao que ela se propõe, sem desviar a sua atenção.

E-mails de notificações: Configure sua rede para não receber e-mails. Porém, há casos de grupos interessantes, que promovem debates de grande importância para o perfil profissional. Neste caso, limite o recebimento para esses grupos. O mesmo procedimento deve ser adotado para demais soluções tecnológicas como, por exemplo, o uso de smartphones que notificam recebimentos de e-mails.

Tempo de resposta: Você não é obrigado a responder a todas as mensagens em tempo real. Lembre-se de que a prontidão na resposta de assuntos de baixa prioridade torna-se um hábito perigoso e você ficará refém e tomará seu tempo de forma desnecessária.

Perfil de convidados e redes sociais: Fique atento com o perfil das pessoas que você convida e com o perfil da rede social que você frequenta. Se a rede social tiver um perfil estritamente profissional, evite convidar um público fora dessa faixa etária, como, por exemplo, crianças e aposentados. Promova assuntos relacionados ao trabalho.
Para uma rede mais abrangente, priorize o convite às pessoas de seu relacionamento.

Imagem é tudo: Utilize uma foto pessoal no seu perfil, de acordo com a sua característica profissional. Quanto à imagem da empresa, muita atenção. Não fale mal de colegas, empresas, mesmo de concorrentes. Não exponha informações confidenciais. Lembre-se de que as redes sociais vêm sendo usadas como ferramentas de recrutamento e seleção pelos departamentos de RH.

Seguindo essas dicas, você poderá render mais e aprender a usar a rede social a seu favor. Bom trabalho!

(*) Sidney Cohen é palestrante, diretor da Bit Partner Consultoria Empresarial - www.bitpartner.com.br e diretor do PME NEWS – Informativo eletrônico para Pequenas e Médias Empresas

Brasil potência no mundo da ciência: entre o intelectual e o manicomial
Não se pode dizer ao certo se por conta de uma "cultura da avaliação" – seja lá o que isso signifique – ou se por um instinto de vaidade, quando são ...
O círculo de todos nós
São inúmeros os estudos que tratam da distinção entre o público e o privado. No entanto, estamos vivendo um novo momento da humanidade em que essa fr...
O Segredo da Juventude
Quem quer ser jovem? Sabe-se que as pessoas buscam a cada dia uma supra valorização da aparência, principalmente nos dias atuais. A cantora Madonna (...
O papel da escola na integração da pessoa com deficiência
Para que a pessoa com deficiência aprenda, ela precisa ser integrada ao meio e ao convívio social. E a escola tem um papel fundamental nessa integraç...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions