ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Artigos

Se pactos produzirem avanços, manifestações serão vitoriosas!

Por Antoninho Marmo Trevisan (*) | 04/07/2013 06:03

“Este momento deve ser entendido com humildade e sabedoria por governantes, lideranças e formadores de opinião. Não pode ser visto como ruptura, mas como mais um passo de consolidação e avanço da democracia”

Os cinco pactos propostos pela presidente Dilma Rousseff, na reunião com prefeitos das capitais e governadores de estado, traduzem e sintetizam a voz das ruas, que ecoa na presente onda de manifestações em todo o Brasil, à medida que contemplam prioridades como saúde, educação, mobilidade, responsabilidade fiscal e o aperfeiçoamento do sistema político. As propostas atendem, também, aos anseios dos setores produtivos, que há tempos vêm sinalizando aos governos da União, unidades federativas e Poder Legislativo a necessidade desses avanços.

A reforma política é fundamental. Nela será possível solucionar de vez algumas questões e avançar em outras, como o financiamento público ou não das campanhas eleitorais, a fidelidade partidária e as eleições distritais mistas para o Parlamento. Com relação ao pacto da responsabilidade fiscal, é decisivo que toda a federação adira, garantindo-se a redução das despesas públicas e, portanto, mais dinheiro para investimentos do governo federal, dos estados e prefeituras, bem como menor pressão inflacionária.

Quanto à educação, o clamor popular parece já ter sensibilizado o Congresso Nacional, pois foi aprovada, na Câmara dos Deputados, a proposta, que já havia sido apresentada há algum tempo pela presidente, de destinar 100% dos royalties do petróleo ao ensino. Essa medida é democrática, pois beneficia igualmente todo o país e atende à prioridade número um de qualquer nação, que é prover escolaridade de qualidade ao seu povo.

No tocante à saúde, parece muito pertinente o pedido de Dilma a governadores e prefeitos para que agilizem os investimentos já contratados em hospitais, unidades de pronto-atendimento e unidades básicas, além de ampliar a adesão de hospitais filantrópicos ao programa do Ministério da Saúde que troca dívidas por mais atendimento. A “importação” de médicos para trabalhar especificamente no SUS complementa a proposta, mas ficou muito claro que isso somente será feito quando se esgotar a possibilidade de preencher as vagas com profissionais brasileiros.

Finalmente, o pacto pela mobilidade poderá ser um grande salto nos transportes e fator de impulso econômico, a partir dos investimentos anunciados de 50 bilhões de reais e ampliação das desonerações do PIS-Cofins sobre o óleo diesel dos ônibus e a energia elétrica consumida por metrô e trens. Se estados e municípios também reduzirem seus impostos, a medida pode até ser mais eficaz. Tal desoneração, porém, só é viável se combinada com o cumprimento do pacto fiscal.

Caso a União, estados e municípios convertam esses cinco pactos em ações concretas, as manifestações do povo brasileiro irão constituir-se em uma página importante dos futuros livros de história. Este momento deve ser entendido com humildade e sabedoria por nossos governantes, lideranças empresariais e laborais, formadores de opinião e entidades de classe.

Porém, não pode ser visto como ruptura, mas sim como mais um passo de consolidação e avanço da democracia em nosso país. Como foi, aliás, a campanha das “diretas já”, nas quais, há 29 anos, milhões de pessoas, muito mais do que agora, marcharam em prol do direito de votar, de modo pacífico e sem qualquer ato de vandalismo e saques. A violência, a baderna e o atentado contra os patrimônios privados e públicos contrastam com as legítimas manifestações da sociedade e devem ser punidos na forma da lei.

(*) Antoninho Marmo Trevisan é o presidente da Trevisan Escola de Negócios, membro do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo(MBC) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES).

Nos siga no Google Notícias