A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2017

06/08/2012 16:18

Smile, por Heitor Freire

Por Heitor Freire (*)

A influência que o oriente exerce sobre a civilização ocidental é por demais conhecida.

Desde a Índia milenar até o misterioso Egito que recebeu os mais consagrados filósofos gregos que ali beberam na fonte da sabedoria os conhecimentos que mais tarde foram disseminados por todo o mundo.

Relendo os Versos de Ouro de Pitágoras, pensador e filósofo mais que consagrado, observo que as ideias e ensinamentos ali contidos são lições que podem ser utilizadas hoje como foram ontem, são atemporais e todas as pessoas são capazes de entendê-las. Ele trata de questões que dizem respeito ao dia a dia de todos nós, em seus 72 versos.

Dentre os conhecimentos transmitidos desde aquela época, destaca-se o mantra. Mantra é uma palavra em sânscrito formada pela junção de “man” que quer dizer mente, e “tra” que significa controle.

Assim, mantra é a combinação de sons que nos dá o controle da mente, nos sintoniza com a freqüência do amor, nos traz recolhimento e tranqüilidade. O mantra é a palavra cósmica ou vibração sonora cósmica.

Mantra também é definido como “fórmula ritual sonora” pelo Mestre ao seu discípulo no hinduísmo e no budismo, cuja recitação tem o poder de por em ação a influência espiritual que lhe corresponde.

Essa fórmula permite entrar no jogo das vibrações que constituem o universo e participar na direção da sua energia. Assim fica claro que mantra é som. Pois bem, eu descobri um mantra silencioso e que irradia uma energia própria: o sorriso.

A minha mulher, Rosaria, faz tempo que me fala sobre a minha expressão facial que estava sempre fechada, séria. Como aprendi, graças a Deus, a escutá-la, comecei em conseqüência, a promover também uma transformação facial: passei a exibir, conscientemente, um sorriso permanente o que me permitiu uma sensação da leveza e da alegria que o mesmo proporciona.

E passei a manifestar esse sorriso intrínseco que, para ser legítimo, não pode ser uma careta, mas tem que representar sempre, necessariamente, uma alegria natural que decorre da consciência desse ato. In petto, com a mente, no pensamento, no intimo d’alma, moralmente, em consciência, espiritualmente.

O sorriso embeleza qualquer pessoa independente da sua aparência. É um tema permanente dos grandes escritores, filósofos e pensadores: “É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada”. William Shakespeare.

“Ei! Sorria... Mas não se esconda atrás desse sorriso...

Mostre aquilo que você é, sem medo.

Existem pessoas que sonham com o seu sorriso, assim como eu.

Viva! Tente! A vida não passa de uma tentativa”. Charles Chaplin

“Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios”. Martin Luther King

“O Sorriso (este, com maiúsculas) vem sempre de longe. É a manifestação de uma sabedoria profunda, não tem nada que ver com as contrações musculares e não cabe numa definição de dicionário”. José Saramago.

“O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores”. Mário Quintana.

E assim vou caminhando, pensando e sorrindo.

(*) Heitor Freire é corretor de imóveis e advogado.

heitorfreire@heitorfreire.com.br

Marchinhas do coração
Sei que existem as marchinhas preferidas do coração. São as do passado ou do presente, mas não é delas que quero falar, e, sim, do sofrido coração br...
Reforma da Previdência: aprofundando o deserto na vida dos trabalhadores
O cinema enquanto “sétima arte” muitas vezes busca retratar realidades cotidianas na telona. Não foi diferente o filme “Eu, Daniel Blake”, ganhador d...
O dilema das prisões brasileiras
No último mês de janeiro assistimos, estarrecidos, às rebeliões nos presídios de Manaus, Boa Vista e Natal. As cenas de corpos sem cabeças chocaram a...
Desglobalização seletiva
Para muitos analistas, a desglobalização significa a tendência das nações se fecharem para o comércio internacional. Neste movimento estão incluídos ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions