A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 27 de Março de 2017

15/10/2014 09:33

Todos os dias são dias do professor

Por Ruy Chaves (*)

Hoje é dia de ser feliz. Feche seus olhos, respire fundo, pense em suas grandes conquistas, na vida que você construiu com sabedoria e honra, superando desafios extraordinários,libertando-se como senhor de seu destino e não escravo de suas circunstâncias.

Seja um com você mesmo. Permita que o olhar sobre o passado oriente o olhar para o seu futuro, tempos incríveis de sua vida voltando a suas lembranças, pessoas incríveis em sua vida tomando forma em sua mente absolutamente aberta por seus olhos fechados.

A felicidade somente existe com o outro.É impossível ser feliz sozinho, diz a música. Muitas pessoas fizeram, fazem e farãovocê feliz,decisivas na orientação de sua sensibilidade e de sua identidade,na sua formação ética, pessoal e profissional, pessoas que estarão para sempre em você, marcas que o tempo não apagará. Por toda a sua vida você tem buscado repetir as melhores lições que a vida e algumas pessoas lhe ensinaram para que possafazer outras pessoas felizes. Você segue as melhores lições que recebeu, não?

Continue de olhos fechados, respiremais fundo e lembre-sedos professores que estiveram e estarãoem sua vida toda. Acolheram você com suas muitas lágrimas e temores, alimentaram e cuidaram de sua higiene e de suas dores, ensinaram você a ler e a escrever, mostrando o mundo que era outro a cada dia,mundo de ameaças e de oportunidades, desafiaram você como verdadeiros artesãos de sua formação,fizeram você pessoa, humano, adulto, profissional,forjando seusvalores e suacompetência para o bem e para a justiça, para a sociedade e para o trabalho,lições de vida e de cidadania.

Falsos profetas do passado insistiram que no futuro os professores teriam importância menor. Futurólogosmíopes e astigmáticospersistem neste errodeavaliação.Mas professores são eternos, insubstituíveis, inesquecíveis, educam pessoas para que aprendam a pensar, para que construamcom autonomia seu saber de transformação.A educação liberta e faz o homem verdadeiramente humano, outro e melhor a cada dia.

Abra os olhos e responda: que pessoa você seria sem a educação que seus mestrestornaram possível? Por que ameaçadores caminhos a vida teria conduzido a sua vida? Qual seria o seu saber, a sua sensibilidade, a sua capacidade, se professores não estivessem a seu lado por toda a sua vida? A quem você teria feito feliz, que filho você seria, que amigo você seria, que pai ou mãe vocêseria, que...?

Todos os dias são dias do professor. Mas hoje é o Dia do Professor. Então, feche seus olhos novamente, respiremuito fundo, deseje o melhor para seus professores em que mundo estiverem.Dedique preces de reconhecimento e de gratidão aosmestres que são referência para toda a sua vida e para a vida que você dedica ou dedicará a seus filhos e a todos a quem você ama tanto. Se você chorar a boa lágrima, ótimo. Lágrimas de gratidão e de saudades sempre honram a natureza humana.

Professores são a vida e a esperança. Sempre.A benção, meus professores! Devo muito a vocês.

(*) Ruy Chaves, diretor da Academia do Concurso daEstácio

Glifosato: o veneno está em todo lugar
O primeiro teste em alimentos para resíduos de glifosato realizado por laboratório registrado na Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estado...
Falácias da terceirização
A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira, o projeto de lei que autoriza a terceirização do trabalho de forma irrestrita. Com esta aprovação, a...
Operação Carne Fraca: importância da fiscalização
“Quanto menos as pessoas souberem como são feitas as leis e as salsichas melhor elas dormirão” (Otto Von Bismarck -1815-1898). Esta frase famosa de B...
O custo da violência no trânsito brasileiro
A imprudência no trânsito mata cerca de 45 mil pessoas por ano no Brasil e deixa aproximadamente 600 mil com sequelas permanentes, conforme aponta o ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions