A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019

15/10/2014 09:33

Todos os dias são dias do professor

Por Ruy Chaves (*)

Hoje é dia de ser feliz. Feche seus olhos, respire fundo, pense em suas grandes conquistas, na vida que você construiu com sabedoria e honra, superando desafios extraordinários,libertando-se como senhor de seu destino e não escravo de suas circunstâncias.

Seja um com você mesmo. Permita que o olhar sobre o passado oriente o olhar para o seu futuro, tempos incríveis de sua vida voltando a suas lembranças, pessoas incríveis em sua vida tomando forma em sua mente absolutamente aberta por seus olhos fechados.

A felicidade somente existe com o outro.É impossível ser feliz sozinho, diz a música. Muitas pessoas fizeram, fazem e farãovocê feliz,decisivas na orientação de sua sensibilidade e de sua identidade,na sua formação ética, pessoal e profissional, pessoas que estarão para sempre em você, marcas que o tempo não apagará. Por toda a sua vida você tem buscado repetir as melhores lições que a vida e algumas pessoas lhe ensinaram para que possafazer outras pessoas felizes. Você segue as melhores lições que recebeu, não?

Continue de olhos fechados, respiremais fundo e lembre-sedos professores que estiveram e estarãoem sua vida toda. Acolheram você com suas muitas lágrimas e temores, alimentaram e cuidaram de sua higiene e de suas dores, ensinaram você a ler e a escrever, mostrando o mundo que era outro a cada dia,mundo de ameaças e de oportunidades, desafiaram você como verdadeiros artesãos de sua formação,fizeram você pessoa, humano, adulto, profissional,forjando seusvalores e suacompetência para o bem e para a justiça, para a sociedade e para o trabalho,lições de vida e de cidadania.

Falsos profetas do passado insistiram que no futuro os professores teriam importância menor. Futurólogosmíopes e astigmáticospersistem neste errodeavaliação.Mas professores são eternos, insubstituíveis, inesquecíveis, educam pessoas para que aprendam a pensar, para que construamcom autonomia seu saber de transformação.A educação liberta e faz o homem verdadeiramente humano, outro e melhor a cada dia.

Abra os olhos e responda: que pessoa você seria sem a educação que seus mestrestornaram possível? Por que ameaçadores caminhos a vida teria conduzido a sua vida? Qual seria o seu saber, a sua sensibilidade, a sua capacidade, se professores não estivessem a seu lado por toda a sua vida? A quem você teria feito feliz, que filho você seria, que amigo você seria, que pai ou mãe vocêseria, que...?

Todos os dias são dias do professor. Mas hoje é o Dia do Professor. Então, feche seus olhos novamente, respiremuito fundo, deseje o melhor para seus professores em que mundo estiverem.Dedique preces de reconhecimento e de gratidão aosmestres que são referência para toda a sua vida e para a vida que você dedica ou dedicará a seus filhos e a todos a quem você ama tanto. Se você chorar a boa lágrima, ótimo. Lágrimas de gratidão e de saudades sempre honram a natureza humana.

Professores são a vida e a esperança. Sempre.A benção, meus professores! Devo muito a vocês.

(*) Ruy Chaves, diretor da Academia do Concurso daEstácio

Antônio Baiano – Um Gigante
Roseli Marla, minha cunhada querida, neste momento de profunda tristeza que todos estamos vivendo com a morte prematura do nosso querido Antônio Baia...
Projeto de lei pretende punir quem ocultar bens no divórcio
Quem milita na área do Direito de Família está, infelizmente, mais do que acostumado a se deparar com inúmeros expedientes para fraudar o direito à m...
Internet, Vínculos e Felicidade
A cada dia estamos passando mais tempo em celulares e computadores. Tanto que muitas vezes, quando maratonamos seriados, até a televisão pergunta: "t...
Origem espiritual da Profecia
Em minha obra Os mortos não morrem, transcrevo estudos abalizados e relatos interessantíssimos sobre a realidade da vida após o fenômeno chamado mort...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions