A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019

13/07/2014 09:17

Tomando decisões sobre suplementação na seca com o Suplementa Certo

Por Sergio Raposo de Medeiros (*)

O aplicativo Suplementa Certo (SC), desenvolvido pela Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, visa auxiliar o pecuarista a avaliar o benefício/custo de alternativas de suplementação em seu rebanho no período da seca. Por meio de uma interface intuitiva, ele permite a comparação de produtos de suplementação à disposição do pecuarista em sistemas de suplementação de menor investimento, com uso de proteinados, ou de maior investimento, com uso de concentrados de semi-confinamento.

O SC pode ser instalado em qualquer aplicativo móvel (celular, tablet, etc.) que use o sistema operacional Android, utilizado em 85% dos celulares brasileiros. Para baixá-lo basta procurar o ícone da “Play Store”, selecionar “APPS”, e, usando o recurso pesquisar (“clicar” na lupa, no canto superior esquerdo), digitar “Suplementa Certo”. Basta “clicar” em cima do nome que a página dele abre. Neste ponto, é necessário apenas acionar o botão “Instalar” e seguir as instruções.

Para fazer uma primeira simulação, deve-se ter pelo menos um lote de animais e dois produtos, sendo dois proteinados ou um proteinado e um concentrado de semi-confinamento cadastrados. As informações de lote são o seu nome, o número de animais e o peso médio na data inicial da suplementação. No caso dos produtos: tipo (proteinado ou ração de semi), nome, consumo, ganho esperado, peso e preço do saco. Adicionalmente, é preciso a data inicial da suplementação, a duração em dias desta, o preço de venda no final da suplementação e a estimativa do rendimento de carcaça. Essas informações são necessárias, mesmo que o lote não esteja sendo vendido, pois foi a maneira de dar valor ao ganho de peso no período estudado. Os principais resultados são:

Margem da Suplementação: É a simples subtração do valor da “Receita” menos os “Total de Custos”, ou seja, é o valor bruto que sobra da suplementação.

Ponto de Equilíbrio (g/cabeças.dia): Esse valor representa o ganho de peso em que o valor da “Receita” seria igual ao “Total de Custos”, ou seja, é o mínimo ganho de peso que faz com que a suplementação não resulte em prejuízo.

Ganho por Real (R$) investido: Esse resultado já é explicado pelo próprio título. Outra informação muito importante fornecida pelo SC é o número mínimo de unidade de cocho necessários para o lote, considerando cada diferente opção de suplementação.

Vantagens - Facilidade de uso: Pode-se fazer uma simulação em pouco mais de um minuto, por exemplo, dentro da própria loja onde ele recebeu uma nova oferta de suplemento.

Aplicação direta dos resultados: O uso do aplicativo pode, efetivamente, direcionar o produtor a uma melhor escolha, seja a de maior margem ou, com a correta interpretação do “ponto de equilíbrio” e a informação do custo benefício, seja a mais segura e/ou com maior retorno econômico.
Flexibilidade: Além da comparação de produto a produto, pode-se comparar, por exemplo, aditivos. Para isso basta criar o produto com aditivo aumentando o desempenho, de acordo com o esperado, bem como o custo adicional por ter o aditivo.

Em adição a estas vantagens, um aspecto muito importante é que todos os dados de entrada são de responsabilidade do usuário. Com esta formatação, é forçoso que o usuário tenha que tomar posição, o que é positivo, não só pelo comprometimento que isso cria, mas porque isso aguça o produtor a ficar mais atento aos resultados que ele tenha simulado. No caso da situação em que alguém lhe oferece um produto novo, o ofertante fica responsável pela informação.

(*) Sergio Raposo de Medeiros é pesquisador de Nutrição Animal da Embrapa Gado de Corte

Projeto de lei pretende punir quem ocultar bens no divórcio
Quem milita na área do Direito de Família está, infelizmente, mais do que acostumado a se deparar com inúmeros expedientes para fraudar o direito à m...
Internet, Vínculos e Felicidade
A cada dia estamos passando mais tempo em celulares e computadores. Tanto que muitas vezes, quando maratonamos seriados, até a televisão pergunta: "t...
Origem espiritual da Profecia
Em minha obra Os mortos não morrem, transcrevo estudos abalizados e relatos interessantíssimos sobre a realidade da vida após o fenômeno chamado mort...
As mulheres e Einstein
Fato incomum: 1.900 mulheres discutindo agronegócio, de questões mercadológicas a tendências de tecnologia, sustentabilidade, gestão, diplomacia ambi...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions