ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Artigos

Triste sina do Estádio Morenão

Por Gilson Cavalcanti Ricci (*) | 26/02/2013 09:23

Com muita tristeza, reporto-me neste modesto artigo ao monumental Estádio Universitário de Campo Grande, alcunhado “morenão” pela mídia esportiva, que introduziu tal pejorativo ao grandioso gigante de concreto e aço. Quando passo à sua frente, vejo ali um veemente libelo acusatório desfavorável aos comandantes do futebol estadual, sobremaneira contra o desprezo dos políticos locais ao futebol de Mato Grosso do Sul, que tanto nos orgulhou no passado por sua trajetória brilhante diante de poderosos adversários nacionais e estrangeiros.

Foi inaugurado em 7/3/1971, com o jogo entre Flamengo e Corinthians diante de uma platéia de mais de tinta mil torcedores, vencendo o Flamengo por 3X1. A partir de então, o estádio passou a receber grandes equipes do futebol brasileiro, tornando-se uma das praças esportivas mais concorridas do Brasil, onde o público aficionado vibrava em memoráveis jogos do Campeonato Brasileiro, como na épica vitória do Operário sobre o Palmeiras por 2X0, ocorrida em 23/2/1978 perante 38.122 torcedores, que vibraram freneticamente com os lances do heróico time campo-grandense frente ao poderoso adversário paulista.

Fatos curiosos aconteceram ali, como na noite de 6/3/1982, durante o jogo entre Operário e Vasco - vencido pelo Operário por 2X0 -, quando o estádio fora atacado por uma esquadrilha de discos voadores, diante de 25.575 testemunhas – recorde mundial de videntes de OVNI, segundo a Wikipédia -. O fato foi alardeado pelas equipes de rádio e televisão que transmitiam o jogo, causando perplexidade a todos os presentes, como também aos telespectadores e ouvintes de outras cidades, servindo o episódio de pilhéria por muito tempo no âmbito futebolístico nacional.

Com capacidade para 45.000 torcedores, é o maior estádio universitário da América Latina, e figura na décima posição entre os maiores estádios brasileiros, conforme ainda a Wikipédia. Portanto, é uma pena vê-lo agora condenado ao abandono - como uma inútil ruína inca dominada pelos morcegos.

Culpa tem a cúpula do futebol sul-mato-grossense pela triste sina de um monumento grandioso, como foi no passado o nosso pujante Estádio Universitário, o “morenão”. A estupidez impede que encontrem soluções inteligentes para o ressurgimento daquele saudoso e atraente futebol. Peca a classe política, por deixar morrer à míngua todo um passado de glória, desconsiderando o elevado dispêndio garantido pelo erário público na construção do monumental estádio.

O governo não vacilou diante dos números para levar a termo tão grandiosa obra. Contudo, não adotou estratégia jurídica para manter o interesse do torcedor local. O resultado aí está: jogos ruins na periferia da cidade, e minguado público, enquanto no mesmo momento foguetes explodem nos céus de Campo Grande durante os jogos do Rio, São Paulo e outras cidades brasileiras, transmitidos pela televisão.

(*) Por Gilson Cavalcanti Ricci é advogado.

Nos siga no Google Notícias