ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Artigos

Uma experiência brasileira para a agricultura sustentável

Por Cleber Oliveira Soares (*) | 18/03/2014 08:56

O setor agropecuário em todo o mundo tem como missão primordialproduzir alimentos, fibras e energia de forma sustentável, sem impactar os biomas, primando pela conservação dos recursos biológicose naturais. O aumento da produtividade é uma das alternativas para o incremento do suprimento mundial, especialmente de alimentos, sem a necessidade de abertura e uso de novas áreas. Todavia, para melhorar o desempenho dos sistemas de produção e incrementar a produtividade, faz-se necessário o desenvolvimento sistemático e dinâmico de soluções tecnológicas quesejamtransferidas e absorvidas pelos diversos elos e atores das cadeias produtivas do agronegócio.

Com este enfoque a Embrapa e instituições parceiras no Brasil e no exterior lançaram na última sexta-feira (14 de março de 2014) na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, EUA, uma obra científica coletiva sobre os sistemas integrados lavoura-pecuária-floresta (iLPF).

Os conceitos, os conhecimentos, as práticas, os processos e as tecnologias apresentados estão inseridos nesse contexto, pois traz para produtores, técnicos, acadêmicos, outros atores e formuladores de políticas públicas, o que há de mais moderno em tecnologias para sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Tema este cujo Brasil é vanguardista e líder global.

Por si só, esses sistemas já são inovadores no setor agropecuário brasileiro. Uma realidade que, duas décadas atrás, pensava-se ser muito difícil, para não dizer impossível. Hoje, é um dos pilares não só para o incremento de produtividade, pelo efeito poupa/otimiza-terra, de agregação de valor aos produtos, mas sobretudo para mitigar a emissão de gases de efeito estufa. É, sem dúvida, uma das mais robustas tecnologias para o futuro sustentável da agropecuária nos trópicos.

Na obra científica estão descritos e discutidos os aspectos mais relevantes dos sistemas iLPFs.Iniciando com uma abordagem ampla da sustentabilidade na agricultura e os sistemas de avaliação de sustentabilidade em iLPF,seu planejamento e implantação, até a qualidade e destinação dos produtos obtidos, considerando o cenário global de produção de alimentos, fibra eagroenergia. Passa ainda por abordagens em aspectos relativos àinovação da agropecuária brasileira, as perspectivas e desafios futuros, simulações de sistemas, até o cenário comparativo de sistemas similares em outros países e as extrapolações eventuais dos sistemas brasileiros.

O trabalho congregao conhecimento multidisciplinar de diversos especialistas da Embrapa e de instituições parceiras. A obra traz não apenas um conteúdo rico de informações, mas apresentauma sequência técnica que facilita sua leitura e aproveitamento prático para quem busca informações sobre sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Outro aspecto inovador da equipe é a disponibilização de planilhas eletrônicas, aplicativos e esquemas táticos que podem ser utilizados diretamente pelos produtores, técnicos e consultores na implantação e condução de seus sistemas de produção.

Esta é uma iniciativa como experiência brasileira ímpar. Os iLPFstiveram seu nascedouro no Brasil interior, em municípios de forte tradição agrícola como Maracaju, MS, têm grandes áreas pelo Centro-Oeste,e pode ser de grande valia e adoção em outros países nas regiões tropicais e subtropicais do mundo.

O agronegócio brasileiro mais uma vez dá um show. Mostra ao mundo que estamos cumprindo nosso papel, fazendo ciência aplicada, disponibilizandoconhecimentos e tecnologias, promovendo o desenvolvimento sustentável de nossa nação e ajudando prover ao mundo mais alimento, fibra e agroenergia de qualidade superior.

Um brinde ao iLPF!

Parabéns ao Brasil!

(*) Cleber Oliveira Soares, chefe-geral da Embrapa Gado de Corte

Nos siga no Google Notícias