ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Artigos

Uma nova educação superior

Por Wellington Anselmo Martins (*) | 20/02/2017 09:46

Somos lentos, inclusive para acompanhar a rapidez da nossa própria tecnologia. A maior parte dos jovens brasileiros hoje já tem acesso a celulares e internet, mas a nossa educação ainda não sabe direito o que fazer em meio a atual revolução digital. Ou seja, na prática os nossos professores como que já possuem a pólvora de uma nova didática nas mãos, mas continuam empunhando as espadas enferrujadas de sempre.

Em meio a isso, é fato que o cinema hollywoodiano encanta mais facilmente e a mais pessoas do que qualquer monólogo simples. E é uma comparação injusta: o novo audiovisual lado a lado com o orador tradicional. Porém, tal disputa não precisa necessariamente existir. Pois, já que sabemos que um documentário de 20 minutos consegue ser dez vezes mais cativante e eficiente que uma aula-monólogo tradicional de 2 horas, então precisamos de uma autocrítica urgente e transformadora.

De modo especial no ensino superior. Lidando com adultos, o ensino à distância (EaD) não apenas é uma alternativa economicamente mais produtiva, mas também pode levar a um progresso intelectual na formação dos estudantes. Devagar, por isso, as universidades mundo afora estão acolhendo e promovendo as novas tecnologias da comunicação. Estão descobrindo que o celular e a internet, muito diferente de inimigos, podem ser instrumentos didáticos inovadores do processo de ensino-aprendizagem.

Porém, os educadores do século XXI, para acompanhar essa transformação cibercultural, terão um perfil profissional diferente e bem mais exigente do que antes. Uma vez que não basta mais apenas giz e saliva, os professores de hoje, e cada vez mais, não podem se apresentar apenas como meros transmissores de informação. Ora, assim como o acesso a dicionários e a enciclopédias tradicionais diminuiu com a ascensão da internet, também a necessidade de professores reprodutores de conteúdo também vai diminuir.

Essa nova educação superior que vemos se desenvolver, tentando elevar o seu padrão de qualidade (ensino, pesquisa e extensão) enquanto procura correr atrás das inovações tecnológicas já disponíveis, demanda também novos educadores. Educomunicadores: educadores multimidiáticos, capazes de não apenas estar à frente de uma sala de aula, mas também criativamente à frente de microfones, filmadoras e computadores.

Esse desenvolvimento de novas competências será exigência cada vez mais comum na formação docente. E professores, especialmente os universitários, que insistirem no ensino tradicional, de baixa comunicabilidade, serão vistos como retrógrados pelas novas gerações de alunos nativos digitais, acostumados com a velocidade de circulação das informações e com a graça que emana do cinema, dos games, do Youtube, do Facebook... A educação do terceiro milênio, enfim, não tem alternativa: ou se torna uma "cibereducação" ou será vista como a forma atual de educação da palmatória, arcaica e desvinculada da realidade da vida.

(*) Wellington Anselmo Martins é graduado em Filosofia (USC), mestrando em Comunicação (Unesp), bolsista de pós-graduação (Capes).

Nos siga no Google Notícias