ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Artigos

Viagens de cruzeiros atende todos os gostos e bolsos

Por Henrique Mol (*) | 12/11/2014 08:52

Desde os ides do século 19, as travessias marítimas em grandes transatlânticos fazem parte do imaginário dos apaixonados por viagens. Com os anos, os cruzeiros ganharam diferenciais em tamanho, cabines e serviços a bordo.

A temporada de cruzeiros no Brasil, que foi inaugurada no dia 04 de novembro e se estenderá até abril de 2015, traz consigo atrações inéditas, como viagens temáticas para os apaixonados por motociclismo, outro com aula de tênis a bordo e dois para a terceira idade. Entretanto, o maior e melhor diferencial desse tipo de viagem, sem dúvida, foi torná-la um meio de transporte democrático, acessível a todos os bolsos. Ainda assim, é preciso cautela para contabilizar os gastos que podem, eventualmente, constranger o orçamento.

De fato, não há quem possa competir com os cruzeiros em termos de custo-benefício. Por mais caro que possa parecer, o cruzeiro é, em si, um pacote completo, com serviços que abrangem atendimento, hotelaria, toda a abundância em conforto, entretenimento - festas, jantares, quadras esportivas, piscinas, academia, spa, teatro e outros que variam entre as companhias - e refeições inclusas.

No Costa Favoloso, por exemplo, se investem ainda em outras dimensões. Em sua cartilha de serviços estão cinema 4D e simulador de golfe. Já no Splendor of the Seas, Romero Britto assina embaixo em uma loja exclusiva do artista, além de parede de escalada e campo de golfe.

Ademais, não é nada trivial a vivência que se tem a bordo. Em termos de experiências culturais, os navios são a própria personificação da globalização. Pessoas do mundo inteiro em atividades de interação, ao estilo do que promoverá a Splendour of the Seas (saída prevista no dia
13/03 de Santos), com atividades gastronômicas entre os viajantes. Nos jantares a bordo, uma babilônia de idiomas.

Em termos logísticos, a possibilidade de conhecer vários lugares - o MSC Poesia, por exemplo, que desembarcará no dia 06/12, em Santos, percorrerá Punta del Este, Buenos Aires, Montevidéu e retornará a Santos. Isso tudo sem limitação de bagagem, muitas vezes eliminando o ritual de imigração, que se limita à apresentação do cartão de bordo sem o passaporte.

Para falar em valores, os preços variam entre R$ 1.599 até valores superiores a R$ 3.000 para destinos latino-americanos. Cifras acessíveis, se levarmos em consideração os parcelamentos oferecidos pelas agências de turismo. Na Encontre Sua Viagem, elas chegam a 24x.

Entretanto, assegure-se de contabilizar em seu orçamento os custos com o translado até o local de embarque; gorjetas; despesas não inclusas no pacote, como é o caso das bebidas alcoólicas, salão de beleza, lavanderia, acesso à internet, bem como as compras a bordo. Há lojas das mais variadas grifes e com preços bem mais em conta. A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) indica uma média de gastos extras diários em torno de 25 dólares, dos quais 8 dólares direcionados às gorjetas.

A nova cara do turismo: dinâmico e pagando o justo. Essa é a proposição que mais se adéqua às viagens em cruzeiros. Felizmente, há para todos os gostos e bolsos.

(*) Henrique Mol é especialista em turismo e sócio-fundador da Encontre Sua Viagem, franquia de turismo.

Nos siga no Google Notícias