A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 26 de Março de 2017

07/10/2015 15:24

Você sabe o que é Devops?

Por Leonardo Rodrigues (*)

A palavra Devops é um amálgama das palavras desenvolvedor e operações. Em sua definição, o Devops é uma metodologia de desenvolvimento de software, ainda nova, mas revolucionária, que busca explorar a comunicação, a colaboração e a integração entre os desenvolvedores de software e profissionais de TI.

Seu objetivo é combater a excessiva individualidade e independência entre os desenvolvedores durante o processo de criação de um software. A ideia construída com isso é criar softwares de maneira mais rápida e organizada.

Apesar de estar sendo debatida e divulgada por blogs e profissionais de TI desde antes de 2009, essa ainda é um modelo de produção novo em atuação no mercado. Ele surgiu de uma necessidade de ampliação do conceito de orientação a objeto, que facilitava a produção de softwares os dividindo em módulos, mas ainda sofria com a independência exagerada de cada unidade (objeto) e seu desenvolvedor particular.

Em um mercado que demanda atualizações constantes de softwares, às vezes mais de dez por dia, não há tempo para uma depuração detalhada de diversos objetos separados de um programa, sendo assim necessária uma diretriz baseada em Devops para agilizar o processo. O Devops padroniza o ambiente de desenvolvimento, e eventos podem ser acompanhados com maior facilidade, assim como o controle de processos documentados e emissão de relatórios e documentação do programa.

Esse processo permite o desenvolvedor manter sua autonomia, mas sem se desligar do todo, impedindo que correções de código linha a linha sejam necessárias. O objetivo é automatizar a maior quantidade possível de processos operacionais, sem que eles percam a coesão. É uma verdadeira revolução da metodologia ágil de desenvolvimento de softwares.

O uso de práticas Devops agiliza o processo de desenvolvimento por privilegiar (mas não ignorar):

• Indivíduos e interações mais do que processos e ferramentas.

• Produto ou serviço funcionando mais que ter documentação abrangente.

• Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos.

• Responder às mudanças mais que seguir o plano pré-definido.

O modelo se torna responsivo a mudanças comuns no desenvolvimento, e justamente por isso é ideal para softwares que são constantemente atualizados, eles não ficam presos a moldes travados. A agilidade, além de reduzir o tempo para as entregas, libera tempo para execução de testes, que aumenta a quantidade de defeitos identificados, o que aumenta a qualidade do produto/serviço.

O público alvo principal dessa metodologia é a empresa que tem um foco em qualidade, mas precisa de agilidade. Dentre as principais inovações trazidas pela Devops convém destacar a quebra de barreiras históricas entre as às áreas de desenvolvimento e operação, o uso massivo de automação e o controle da infraestrutura como se controla código.

Como toda mudança cultural essa metodologia gera atrito entre as áreas envolvidas. A responsabilidade compartilhada do projeto como um todo geralmente causa a percepção de perda de controle partes do processo que antes eram de domínio exclusivo de cada desenvolvedor. Porém podemos constatar que isso é apenas mais um dos problemas de adaptação comuns em mudanças, sobretudo na tecnologia digital.

O uso de práticas Devops é uma tendência global e os benefícios já foram medidos em algumas pesquisas, como a 2014 DevOps Report ou Hype Cycle for Application Services, 2015. As dores do crescimento ainda serão sentidas por um tempo, mas como sempre, o mercado demanda, a tecnologia se adapta e nós mudamos para acompanhar um mundo que não para de girar.

(*) Leonardo Rodrigues é Analista de Mídias Digitais na ADTsys Software S.A..

Glifosato: o veneno está em todo lugar
O primeiro teste em alimentos para resíduos de glifosato realizado por laboratório registrado na Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estado...
Falácias da terceirização
A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira, o projeto de lei que autoriza a terceirização do trabalho de forma irrestrita. Com esta aprovação, a...
Operação Carne Fraca: importância da fiscalização
“Quanto menos as pessoas souberem como são feitas as leis e as salsichas melhor elas dormirão” (Otto Von Bismarck -1815-1898). Esta frase famosa de B...
O custo da violência no trânsito brasileiro
A imprudência no trânsito mata cerca de 45 mil pessoas por ano no Brasil e deixa aproximadamente 600 mil com sequelas permanentes, conforme aponta o ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions