ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

A partir de segunda, assinantes de TV vão receber alerta de tempestade

Mato Grosso do Sul foi incluído em sistema da Anatel que quer chegar a todo o Brasil até o fim de 2019

Izabela Sanchez | 15/11/2019 14:00
Festival de raios iluminou o céu de Campo Grande (Foto: André Bittar/Arquivo/Campo Grande News)
Festival de raios iluminou o céu de Campo Grande (Foto: André Bittar/Arquivo/Campo Grande News)

A partir de segunda-feira (18), assinantes de TV por assinatura em Mato Grosso do Sul e mais 10 Estados das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil vão receber, na televisão, alertas de tempestade. A novidade é um projeto coordenado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em conjunto com as prestadoras de TV por assinatura e os órgãos vinculados à Defesa Civil.

Conforme divulgado no site da Anatel, a decisão sobre o envio dos alertas e os conteúdos são responsabilidade do Cenad e da Defesa Civil dos estados e municípios. As prestadoras são responsáveis pela disponibilização do meio (ferramenta) que viabiliza o envio dos alertas. O sistema alerta não só para tempestades, mas para todo tipo de desastre natural, incluindo deslizamentos, alagamentos, enxurradas e vendavais.

Em Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, o recurso já está disponível aos assinantes das empresas Claro (NET), NossaTV, Oi, Sky e Vivo. O objetivo da Anatel é implantar em todo o Brasil até o final do ano.

Como vai funcionar – As mensagens, conforme adiantou a Agência Brasil, vão aparecer no formato de pop-up (imagem sobreposta à tela) com tempo de exposição de 10 segundos, com opção de o assinante fechar o pop-up se desejar.

O assinante não precisa cadastrar-se para receber as notificações de emergência pela TV paga, mas não é possível bloquear o recebimento do alerta. Os usuários serão informados sobre o início das notificações por meio da mídia e, também, pelo envio de mensagens pop-up com os dizeres: “DEFESA CIVIL: agora os ALERTAS de RISCO estão na sua TV. Fique ligado!”.

Cronograma – Para os Estados que ainda não têm o serviço, as datas ficaram assim divididas:

18/11 - Centro-Oeste (DF, GO, MT e MS) e Norte (AC, AP, AM, PA, RO, RR e TO )

16/12/2019 - Nordeste (BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN e SE).

O que era rápido, melhorou! Seja exclusivo, cadastre o telefone (67) 99981 9077 e receba as notícias mais lidas no Campo Grande News pelo seu WhastApp. Adicione na sua lista de contato, mande um "OI", e automaticamente você será cadastrado.

Nos siga no Google Notícias