Após tentativa de invasão, sistema do Detran fica instável para alguns usuários
Problema aparece após bloqueios de segurança adotados na semana passada
Motoristas e despachantes de Mato Grosso do Sul relatam que nesta segunda-feira (24) houve falhas no sistema online do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), usado para regularizar veículos novos e de outros estados. Segundo eles, o sistema até faz o login e permite digitar o número do chassi, mas trava na hora de abrir o atendimento. Em vez de seguir para a próxima etapa, a tela volta para o início com a mensagem “Acesso inválido”.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O sistema online do Detran-MS enfrenta instabilidade após uma tentativa de invasão detectada na semana passada. Usuários relatam dificuldades para realizar serviços básicos, como transferências e licenciamentos, com o sistema retornando mensagens de "Acesso inválido". O órgão afirma que não há instabilidade registrada e que os bloqueios são resultado de medidas de segurança implementadas após a identificação de tentativas de acesso indevido. A liberação de acessos está sendo realizada gradualmente, e os atendimentos seguem normalmente nas agências, exceto em Bandeirantes, onde os computadores foram recolhidos para manutenção.
Quem precisa emitir documentos relata atrasos e dificuldades para concluir serviços básicos, como transferência, licenciamento e primeiro registro.
- Leia Também
- Detran fecha agência após “danos críticos” na infraestrutura de informática
- Pelo aplicativo, Detran dispara alerta para quem não pagou licenciamento
O Campo Grande News questionou o Detran-MS sobre a situação. O órgão afirma que não há registro de instabilidade no sistema e que o problema pode estar ligado a bloqueios feitos após um incidente de segurança ocorrido na semana passada.
De acordo com o Departamento, técnicos identificaram tentativas de acesso indevido e sinais de vírus em alguns computadores. Com isso, o protocolo de segurança foi ativado, o que inclui o bloqueio imediato de acessos considerados suspeitos. O órgão reforça que não houve vazamento de dados.
Para quem ainda está com dificuldade de acesso, a recomendação é procurar o setor responsável. A liberação com nova senha está sendo feita de forma gradativa.
Os sistemas voltaram a funcionar na tarde de quarta-feira da semana passada, segundo o Detran. Os atendimentos seguem operando normalmente nas agências, no aplicativo MeuDetranMS e no portal oficial. A única exceção é a agência de Bandeirantes, que teve computadores recolhidos para manutenção e deve retomar o atendimento nesta quinta-feira.
A Polícia Civil e a Corregedoria acompanham a investigação do caso. O Detran afirma que os sistemas continuam sendo monitorados 24 horas por dia e que a segurança dos dados está garantida.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


