ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, SÁBADO  14    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Asfalto sem drenagem causou alagamentos em Corumbá, diz prefeitura

Chuva foi localizada, com 36,8 mm, o suficiente para causar transtornos à população

Por Silvio de Andrade | 27/03/2025 17:59
Asfalto sem drenagem causou alagamentos em Corumbá, diz prefeitura
Trecho do início da Rua Frei Mariano, na parte alta da cidade, acumulou água que invadiu casas. (Fotos: Divulgação)

A chuva com um volume de 36,8 milímetros que caiu na parte alta de Corumbá, na final da tarde de quarta-feira, expôs um problema grave de infraestrutura: A pavimentação de ruas em áreas planas (bacias) sem sistema de drenagem. Estas obras foram realizadas na gestão do ex-prefeito Marcelo Iunes, com recursos do Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Rio da Prata).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A cidade de Corumbá enfrentou alagamentos após uma chuva de 36,8 mm, devido à falta de drenagem adequada nas ruas asfaltadas na gestão do ex-prefeito Marcelo Iunes. As obras, financiadas pelo Fonplata, não priorizaram a drenagem, resultando em inundações nos bairros Cristo Redentor e Nossa Senhora de Fátima. A prefeitura iniciou ações emergenciais para desobstruir caixas coletoras e planeja novas estruturas de drenagem. O Inmet emitiu alerta de chuvas intensas para a região.

O temporal alagou várias ruas dos bairros Cristo Redentor e Nossa Senhora de Fátima, inundando algumas residências e deixando ilhados moradores. Um vídeo que circulou na rede mostra um carro submerso, com as pessoas tentando socorrer os ocupantes, resgatados ilesos. A rede de drenagem da região com diâmetro mal dimensionado não suportou a quantidade de água, que aumentou com as novas ruas asfaltadas.

Asfalto sem drenagem causou alagamentos em Corumbá, diz prefeitura
Alagamentos permanecem: técnicos da prefeitura inspecionaram os pontos críticos

O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcelo Antunes, explicou que os recursos do Fonplata usados para infraestrutura na parte alta da cidade (zona sul) não priorizaram a drenagem na maioria das ruas pavimentadas em regiões problemáticas (recebem água de chuva da morraria, que desce em grande volume e velocidade).

“Deixaram a água correr por cima (do asfalto), o que implica no transbordamento, com a rede não suportando a vazão. A drenagem que fizeram foi mal dimensionada, não o suficiente. É uma obra que exige muitos recursos porque Corumbá está sobre rochas. Mas isso não justifica, não é fazer infraestrutura por fazer” relatou.

Desobstrução da rede - Houve alagamento de casas na confluência das ruas Frei Mariano e Paraná e na General Osório (entre a Firmo de Matos e a Luiz Feitosa Rodrigues) e também na Alameda Nair Dobes. Até o início da tarde desta quinta-feira, algumas ruas ainda permaneciam com água acumulada de enxurradas, invadindo as calçadas e impedindo o acesso a algumas residências. Moradores tentavam limpar a sujeira acumulada em um dia de céu nublado e calor.

Asfalto sem drenagem causou alagamentos em Corumbá, diz prefeitura
Um trabalho emergencial foi iniciado, com a desobstrução das caixas coletoras de águas pluviais

A prefeitura deu início às ações emergências nos pontos críticos, com limpeza e desobstrução das caixas coletoras de águas pluviais, comprometidas pelo acúmulo de resíduos. Em nota, informou que foram iniciados estudos para a implantação de novas estruturas de captação e drenagem, com o objetivo de melhorar o escoamento da água e minimizar os impactos causados por chuvas intensas nesses locais.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para a região nesta quinta-feira, classificado na cor amarela.

Nos siga no Google Notícias