ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Capital já tem 5 mil imunizados, mas interior não divulga lista de vacinados

Capital só mostrou parcial da campanha de imunização contra a covid; prefeituras do interior sequer inseriram informações

Guilherme Correia | 22/01/2021 12:22
Produzida em parceria do Instituto Butantan com a Sinovac, a Coronavac foi distribuída a MS pelo governo federal (Foto: Marcos Maluf)
Produzida em parceria do Instituto Butantan com a Sinovac, a Coronavac foi distribuída a MS pelo governo federal (Foto: Marcos Maluf)

Até ontem, 5.375 campo-grandenses foram vacinados contra a covid-19, conforme balanço parcial divulgado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) hoje (22). Esse anúncio vai de encontro com o repasse de informações de municípios do interior, que segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), "precisam inserir as informações no sistema de imunização do Ministério da Saúde com os dados dos vacinados".

Diferente da divulgação de dados como os do auxílio emergencial, por exemplo, que foram divulgados com ampla transparência e fizeram com que órgãos de fiscalização, imprensa e até a população pudesse "fiscalizar" os beneficiados, ainda não há nenhuma estratificação das informações de quem já recebeu as doses do imunizante.

A SES solicitou ao Ministério Público que acompanhasse a aplicação das doses pelos municípios, de forma a "impedir que vacinem pessoas que não pertencem aos públicos prioritários". A pasta estadual também informou que realizará campanha para evitar os "Fura Filas".

Durante transmissão na manhã desta sexta-feira, para apresentar o boletim epidemiológico atualizado do novo coronavírus, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, lembrou sobre os perigos em pessoas "furando fila" para ter acesso ao imunizante e pediu que os municípios cumpram com o plano nacional de imunização, que exige um padrão de normas pré-estabelecido.

Isso inclui a inserção de dados sobre os vacinados, cujo repasse de informações possibilitará que novos lotes de imunizantes sejam enviados a Mato Grosso do Sul: "que eles [municípios] nos encaminhem os dados das vacinas que foram colocadas as suas disposições. Verificar quem foi de fato foi vacinado", pediu.

Segundo a Sesau, foram vacinados na Capital: profissionais que trabalham em Unidades de Pronto Atendimento, Centros Regionais de Saúde, no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), hospitais e idosos que vivem em asilos. A imunização começou na terça-feira (19), e segue cronograma de prioridades definido pela pasta municipal.

Profissional de saúde é vacinada na Clínica da Família do Nova Lima (Foto: Divulgação)
Profissional de saúde é vacinada na Clínica da Família do Nova Lima (Foto: Divulgação)

Campo Grande - O anúncio dos dados preliminares sobre a campanha nacional de imunização na Capital foi feito na Clínica da Família do Nova Lima, onde também foi dito que profissionais de saúde das 72 unidades de Atenção Primária começarão a ser imunizados a partir de hoje.

Para esse grupo, ainda incluso na primeira fase da campanha, estima-se que 3.780 trabalhadores serão vacinados.

Em publicação feita pela Sesau, o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho explicou que foram recebidas 26.898 doses da Coronavac, suficientes para imunizar 13.449 pessoas, mas que "ainda não é o quantitativo necessário para concluir a primeira fase de vacinação".

Fizemos um cronograma para que o grupo que está mais vulnerável e que é essencial na luta contra o vírus seja imunizado, e estamos cumprindo o planejamento fielmente”, disse.

Nos siga no Google Notícias