ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Com nova regra, segurança de imóveis depende de "boa-fé e denúncias"

Vistorias reduziram 16% em três anos, enquanto emissão de certificados aumentou 30%

Tainá Jara | 16/01/2020 17:21
Loja de utilidades incendiada em 2012 funcionava sem alvará do Corpo de Bombeiros (Foto: Arquivo)
Loja de utilidades incendiada em 2012 funcionava sem alvará do Corpo de Bombeiros (Foto: Arquivo)

Sem a obrigação de vistoria presencial do Corpo de Bombeiros para verificar cumprimento de medidas de combate a incêndio e pânico em estabelecimentos públicos e comerciais de Mato Grosso do Sul, a segurança das edificações vai depender de boa fé de proprietários ou de denúncias. Mesmo antes da medida de flexibilização, o número de verificações in loco caiu 16% nos últimos três anos, enquanto a quantidade de certificados emitidos aumentou.

As novas regras foram estabelecidas em portaria publicada na edição desta quinta-feira, do Diário Oficial do Estado, e têm entre as principais alterações a renovação do certificado pela internet. Visita presencial está prevista apenas para emissão do primeiro pedido dos responsáveis pelos estabelecimentos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o cumprimento das novas regras depende “da boa fé do particular frente o pode público”. Com a emissão do certificado dependendo da declaração de proprietários ou responsáveis pelas edificações, aumentam as chances de omissão ou uso de informações falsas. “Então, parte-se do princípio que os donos dos estabelecimentos apresentarão as informações verdadeiras”, afirma a nota.

Mantendo-se a competência da Corporação para realizar fiscalização a qualquer momento, as vistorias presenciais também poderão ser realizadas mediante denúncia, que podem ser feitas via 193 ou nos quartéis.

O afrouxamento das regras para atender a Lei da Liberdade Econômica (Lei nº 13.874), sancionada em setembro de 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro, levanta questionamentos quanto ao aumento das chances de desastres maiores em casos de incêndio e outras tragédias envolvendo as edificações.

Incêndio ocorrido em 2012 e responsável por destruir loja de utilidades, localizada na Avenida Costa e Silva, na Vila Progresso, felizmente não deixaram mais que danos materiais. Mas na época, foi verificado que o estabelecimento não possui alvará do Corpo de Bombeiros.

Uma das maiores tragédias do País, o incêndio na boate Kiss, no Rio Grande do Sul, resultou na morte de 242 pessoas. Na época, um dos proprietários do estabelecimento declarou que o local funcionava sem alvará de Plano de Prevenção de Combate à Incêndio.

Números – Levantamento do Corpo de Bombeiros aponta para queda de 16% no número de vistorias realizadas nos últimos três anos, enquanto o número de certificados emitidos aumentou em mais de 30%.

No ano passado, foram vistoriados 16.463 estabelecimentos e emitidos 37.711 certificados. Em 2018, a visitas foram feitas em 18.077 locais e 32.891 edificações receberam documentação para funcionar. No ano anterior, as corporações realizaram 19.607 vistorias e elaborados 28.412 certificados.

Nos siga no Google Notícias