Corumbá cria grupo para avaliar danos causados pela chuva e ajudar desabrigados
Prefeitura se mobiliza para receber doações às famílias com cinco pontos de coleta na cidade

Uma comissão especial criada pela Prefeitura de Corumbá, a 420 quilômetros de Campo Grande, passou a centralizar informações e decisões para garantir uma resposta imediata e coordenar as ações de reconstrução na cidade, após os impactos provocados pelas fortes chuvas — as mais intensas dos últimos 14 anos — registradas na noite de terça-feira (27).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Prefeitura de Corumbá criou uma comissão especial para gerenciar os impactos causados pela maior chuva dos últimos 14 anos na cidade. O temporal, que atingiu o município na noite anterior, afetou 21 moradias e dezenas de pessoas, com águas que chegaram a 1,5 metro de altura em algumas residências. O prefeito Gabriel Alves de Oliveira visitou as áreas afetadas e anunciou a decretação de situação de emergência. A administração municipal está fornecendo colchões, cobertores e alimentos aos desabrigados, além de manter um espaço preparado para acolhimento das famílias. Os Centros de Referência de Assistência funcionam como pontos de apoio.
Uma das deliberações será a decretação de situação de emergência, enquanto os desabrigados são atendidos com colchões, cobertores, roupas e outros itens emergenciais, com o objetivo de garantir condições mínimas às famílias que, em sua maioria, preferiram permanecer em suas casas, que sofreram alagamentos, ou abrigar-se na casa de vizinhos.
Ficou definido, inicialmente, que o município manterá preparado um espaço para acolhimento e abrigo de famílias afetadas pelas chuvas, caso haja necessidade. Relatório inicial, aponta que 21 moradias e dezenas de pessoas foram afetadas pela força das águas, que chegou a atingir 1,5 metro de altura em algumas residências.
O prefeito Gabriel Alves de Oliveira (PSB), visitou a região afetada e a Rodovia Ramon Gomez (interditada parcialmente com o deslizamento do acostamento), na manhã desta quarta-feira. “A nossa prioridade neste momento são as pessoas”, disse ele. “Estamos mobilizados para dar todo o suporte necessário às famílias que tiveram prejuízos.”
Infraestrutura - Gabriel passou pela Rua Firmo de Matos, no Bairro Cravo 1, onde cinco casas foram diretamente impactadas pelo temporal. Também visitou duas casas que ficaram praticamente submersas, no Anel Viário e na sua João Couto, no bairro Cravo Vermelho. O prefeito adiantou que assinará ainda hoje o decreto de situação de emergência.

No atendimento emergencial, equipes da secretaria municipal de Assistência Social estão percorrendo as áreas atingidas para identificar as situações mais urgentes. Os Cras (Centros de Referência de Assistência) estão à disposição da população e funcionam como pontos de apoio para encaminhamento de demandas. Entre as ações prioritárias estão o fornecimento de alimentação, colchões e outros itens essenciais.
O prefeito ressaltou o apoio da iniciativa privada, por meio de doações, e reforçou o pedido de solidariedade. Foram definidos pontos para receber os donativos, que também estão sendo entregues pela população. “Estamos empenhados em melhorar a infraestrutura com investimentos contínuos em drenagem, manutenção das galerias pluviais e limpeza da cidade”, garantiu.


