Corumbá já definiu a ordem de desfile das escolas de samba para 2026
Agremiações trabalham nos barracões, aguardando apoio financeiro da prefeitura e Estado

A sete meses do carnaval de 2026, Corumbá conheceu nesta quarta-feira, 9, a ordem de desfiles das dez escolas de samba, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de fevereiro do próximo ano.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Corumbá define ordem dos desfiles de escolas de samba para 2026. Mantendo a sequência de 2024, as agremiações desfilarão nos dias 15 e 16 de fevereiro. A decisão considerou o adiamento do desfile deste ano devido a danos causados pelas chuvas. No domingo, dia 15, desfilam Vila Mamona, A Pesada, Major Gama, Acadêmicos do Pantanal e Caprichosos de Corumbá. Na segunda-feira, dia 16, é a vez de Imperatriz Corumbaense, Estação Primeira, Império do Morro, Marquês de Sapucaí e Mocidade da Nova Corumbá. A Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco) destacou o comprometimento das escolas com o planejamento. A discussão sobre a criação de dois grupos e o retorno do rebaixamento foi adiada para 2026, com implementação em 2027. As escolas já iniciaram os preparativos para o carnaval, com recursos próprios e aguardam a liberação de emendas parlamentares e apoio financeiro da prefeitura e do governo estadual.
Por decisão das agremiações, foi mantida a mesma sequência deste ano, a qual foi prejudicada com o adiamento do desfile no primeiro dia (2 de março) devido aos danos causados a alegorias e fantasias de quatro escolas por fortes chuvas.
Com as alterações, a Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá) suspendeu o julgamento das escolas, o que também contribuiu para a manutenção da ordem de desfiles para 2026.
“Isso mostra o comprometimento das agremiações em seguir o planejado, dando celeridade aos nossos processos e buscando priorizar as ações da liga em nossos projetos em curso, sem vislumbrar nosso evento principal em fevereiro de 2026", disse Zezinho Martinez, presidente da liga.
Com a decisão tomada, o desfile das escolas de samba em 2026 terá a seguinte ordem: no dia 15 de fevereiro (domingo), saem na Avenida General Rondon: Vila Mamona, A Pesada, Major Gama, Acadêmicos do Pantanal e Caprichosos doe Corumbá: e no dia 16, Imperatriz Corumbaense, Estação Primeira, Império do Morro (campeã em 2024), Marquês de Sapucaí e Mocidade da Nova Corumbá.
A discussão da criação de dois grupos e o retorno do descesso e acesso foi adiada para 2026, com validade a partir de 2027.
Preparativos - As agremiações que fazem o espetáculo do maior carnaval de rua do Centro-Oeste já estão preparando seus enredos para o próximo ano, trabalhando em seus barracões com poucos recursos próprios, oriundos de promoções.
Está sendo aguardada a liberação de emenda de R$ 500 mil, da senadora Soraya Thronicke, para compra de instrumentos e confecção de fantasias, e ajuda financeira da prefeitura e do Governo do Estado, que este ano somou R$ 1,5 milhão.