ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Defesa teme que Jamil Name morra em presídio federal e pede prisão domiciliar

“Podendo as condições inapropriadas do cárcere levarem a óbito o interno”, afirma o advogado David Moura de Olindo

Aline dos Santos | 28/01/2020 08:51
Jamil Name (de touca) foi preso em 27 de setembro na operação Omertá. (Foto: Waldenir Rezende/Correio do Estado)
Jamil Name (de touca) foi preso em 27 de setembro na operação Omertá. (Foto: Waldenir Rezende/Correio do Estado)

A defesa do empresário Jamil Name, de 80 anos, preso desde 27 de setembro na operação Omertá, aponta agravamento do estado de saúde, com quadro de diabetes, hipertensão e perda de 11 quilos, para pedir a revogação da prisão preventiva. A defesa teme que ele morra na cadeia.

“Podendo as condições inapropriadas do cárcere levarem a óbito o interno”, afirma o advogado David Moura de Olindo, que solicita a prisão domiciliar.

Os prontuários médicos de Name, atualmente na penitenciária federal de Mossoró (Rio Grande do Norte), foram analisados pelo médico Jamal Salem, que atendia o empresário antes da prisão. Em 31 de outubro, ele pesava 89 quilos. No último dia 17 de janeiro, estava com 78 quilos. 

De acordo com o advogado, o pedido de prisão domiciliar se baseia nos seguintes argumentos: ele tem 80 anos, está extremamente debilitado, é o único responsável pelos netos de até 12 anos e que a lei preza pela dignidade da pessoa humana.

Preso por suspeita de liderar organização criminosa, grupo de extermínio e milícia armada, Name já ficou preso no Centro de Triagem Anízio Lima, na penitenciária federal de Campo Grande e agora está em Mossoró.

Segundo a defesa, “os sistemas prisionais em que restou recolhido não tiveram condições de oferecer atendimentos e tratamentos necessários, o que interfere diretamente e agrava o estado de saúde do interno”.

No pedido, o advogado lembra que o juiz corregedor do presídio no Rio Grande do Norte indeferiu a permanência de Name na unidade penal. Conforme David Olindo, não é correto manter o empresário preso em situação degradante só para cumprir o papel de prender.

A defesa ainda aponta que um homem octogenário e enfermo não vai prejudicar o andamento das investigações. David Olindo sugere à Justiça a aplicação de outras medidas, como monitoramento por tornozeleira eletrônica e proibição de se aproximar dos demais investigados. 

O documento da defesa foi protocolado ontem (dia 27) na 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande e ainda não houve decisão. No processo, Jamil Name, Jamil Name Filho e outras cinco pessoas são réus pela execução do universitário Matheus Coutinho Xavier, 19 anos.

A suspeita é de que o alvo era Paulo Roberto Teixeira Xavier, policial e pai da vítima. O jovem foi fuzilado em 9 de abril do ano passado, em frente de casa, no Jardim Bela Vista, em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias