A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019

16/11/2019 08:24

Domicílios de MS têm até fevereiro para participar de pesquisa sobre saúde

Levantamento abrange mais de 3 mil domicílios de 53 municípios do Estado

Tainá Jara
a aplicação do questionário é importante para investigar a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis e quantifica a população com incapacidades físicas (Foto: Divulgação/SES)a aplicação do questionário é importante para investigar a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis e quantifica a população com incapacidades físicas (Foto: Divulgação/SES)

Os 3.375 domicílios de 53 municípios de Mato Grosso do Sul tem até fevereiro do próximo ano para participar da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) 2019, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com a SES (Secretaria de Estado de Saúde). O levantamento é feito por entrevistas realizadas em visitas as residências.

Iniciada em agosto deste ano, a aplicação do questionário é importante para investigar a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis e quantifica a população com incapacidades físicas. Outros indicadores importantes são relativos ao estilo de vida (sedentarismo, tabagismo, dieta, consumo de álcool) e à saúde bucal.

A PNS também investiga se os moradores sofreram algum tipo de violência e monitora a realização de exames preventivos, além de avaliar a percepção da população sobre o SUS (Sistema Único de Saúde).

No intuito de subsidiar a formulação de programas e políticas públicas de saúde, os primeiros resultados estão previstos para serem divulgados em 2021.

Os moradores dos domicílios selecionados para participar da PNS serão informados com antecedência por meio de uma carta enviada pelo IBGE e poderão entrar em contato com o Instituto para verificar a veracidade da pesquisa e a identidade do entrevistador. A colaboração da população é de extrema importância, porque sem essa colaboração não é possível retratar o país e dar todas essas informações importantíssimas na área de saúde.

Os agentes de pesquisa do IBGE estarão identificados com crachá e usarão equipamento eletrônico de coleta de dados (computador de mão). Os moradores poderão confirmar a identidade do entrevistador em ligação telefônica gratuita para 0800-721-8181.

O resultado desta pesquisa é de fundamental importância para a formulação de programas e políticas públicas de saúde. É importante ressaltar que todas as informações coletadas pela PNS têm sua confidencialidade garantida pela lei do sigilo da informação estatística (Lei nº5534) e só podem ser utilizadas para fins estatísticos.

A pesquisa é feita pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério da Saúde.

Campo Grande News - Lista Vip WhatsApp
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions